Serra celebra o 3 de Junho, dia da Educação Ambiental

Um dia voltado para refletir a importância de se compreender educação e meio ambiente

Serra celebra o 3 de Junho, dia da Educação Ambiental

Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/ Freepik

Hoje, 03 de junho, é comemorado o dia da Educação Ambiental. Um dia voltado para refletir a importância de se compreender como educação e meio ambiente. A Educação Ambiental é caracterizada pelo ato de disciplinar e instruir ações, atitudes, hábitos, costumes e valores em prol da sustentabilidade socioambiental de modo que as necessidades das atuais gerações sejam atendidas sem que haja prejuízo para as futuras.

O intento da educação ambiental é desenvolver uma perspectiva de ação holística relacionando o homem à natureza. Para tal propósito é levado em consideração que os recursos naturais são limitados e que o principal responsável pela degradação é o ser humano, objetivando assim, por meio da educação e políticas públicas,  temas como o consumo, recursos naturais, crise ambiental, efeito estufa, tipos de lixo, coleta seletiva, reciclagem, dentre outros.

Assim, a Prefeitura da Serra, por meio do setor de Educação Ambiental, desenvolve mensalmente junto à educação uma série de projetos e programas para fins socioambientais.

Questões ambientais estão cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade e são essenciais em todos os níveis dos processos educativos e em especial nos anos iniciais da escolarização.

Marcos Tadeu Vago, Gerente de Educação Ambiental da Serra, explicou a necessidade dessas ações intersetoriais para desenvolvimento de um futuro sustentável.

"A parceria entre as secretarias é fundamental, pois precisamos inspirar a ideia de cuidar do nosso planeta e nada melhor do que começar desde cedo. A educação nos ajuda a trabalhar essas ideias com projetos e programas para os alunos da nossa rede", pontuou.

Semana do Meio Ambiente

O dia do meio ambiente, que também está próximo, será comemorado em grande estilo. Dos dias 06 a 10 de Junho a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente vai promover uma semana com diversas atividades com temática sustentável.

Palestras, mostras e peças teatrais, são algumas das propostas da programação preparada para animar a semana do meio ambiente que acontece no Horto Municipal da Serra. Para participar basta enviar um email para o endereço eletrônico dea.semma@serra.es.gov.br .