1° Seminário Previdenciário da Serra é sucesso entre seu público

Palestras importantes na área e cerimônia de certificação do IPS.

1° Seminário Previdenciário da Serra é sucesso entre seu público

Texto: Daniel Vargas - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Para os servidores do IPS, um momento de realização e empenho para entregar o melhor em organização e atendimento ao público. Para os convidados, um evento com o peso de seu porte e ineditismo: palestrantes de renome nacional; temas de grande relevância na área previdenciária e a coroação de um trabalho de equipe de mais de dois anos, a certificação nível dois da Secretaria de Previdência, Pró-Gestão.

Essa combinação de fatores tornou o 1º Seminário Previdenciário da Serra, realizado nessa terça e quarta-feira (18 e 19) no Steffen Centro de Eventos, ainda mais especial, com elogios por parte de autoridades do Município, servidores da Prefeitura, órgãos de controle e demais institutos de previdência capixabas.

A certificação Pró-Gestão foi entregue, durante a solenidade, pelo auditor fiscal da Receita Federal Ciro Miranda Caetano Milliole, sendo recebida com muita satisfação pelo prefeito Sergio Vidigal e diretores da autarquia: a diretora-presidente Christiani Maria Vieira; o diretor de benefícios previdenciários Marcio Miranda Rodrigues e a diretora administrativa e financeira Shirlene Pires Mesquita.

O reconhecimento da SPREV e a realização desse seminário só foram possíveis por meio da parceria da Associação Capixaba dos Institutos de Previdência (Acip) e de um trabalho muito coeso entre Instituto, Prefeitura e Câmara da Serra, o qual envolveu: reorganização administrativa e financeira do IPS; revisão de seus fluxos; atuação eficiente nos eixos Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária; e o que nunca pode faltar em qualquer atividade técnica: um olhar humanizado no atendimento.

A diretora-presidente do Instituto, Christiani Vieira, falou sobre o planejamento e esforço da equipe nessa busca pela excelência.

“Fizemos uma avaliação criteriosa de tudo o que precisávamos mudar e onde queremos chegar. Estimulamos a capacitação do nosso corpo técnico, trouxemos mais tecnologia e transparência para a gestão e conquistamos sem empresa, só com nossos servidores, essa certificação que já está fazendo toda a diferença para nossos segurados”.

Já o prefeito Sergio Vidigal comentou sobre a mudança de paradigma mencionada por Christiani.

“Ao mesmo tempo em que o IPS entra nesse cenário de inovação que estamos promovendo na Serra, sendo, inclusive, destaque em investimentos, não deixa de oferecer a contrapartida humana, desenvolvendo projetos como o Acolher, o Apoio no Luto, A Vida Não Para e o IPS Itinerante. Essa é a cara da nossa gestão: cuidar de vidas”.

Vidas como a da pedagoga e professora da rede, Eliceia Deoclecio de Souza Bianchi, que, depois do seminário, se sente mais preparada em termos de conhecimentos sobre sua vida funcional.

“Sou leiga, não entendo muito de previdência, então, esses conteúdos me deram um norte sobre o que preciso resolver enquanto servidora para ter uma aposentadoria tranquila, além de conhecer as responsabilidades da autarquia, que não imaginava que eram tantas”.

Responsabilidades que a subgerente de fixação e revisão do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Doris Neide Rodrigues, conhece bem. Ela considerou o seminário ‘bem produtivo’.

“Esclareci dúvidas sobre questões que lido diretamente no meu dia a dia, como envio de benefícios para o Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo e recálculo de pensão. Também aprendi um pouco mais sobre investimentos”.

Outra a elogiar a ação foi a analista pública de gestão do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Vila Velha (IPVV), Viviane Laiber Almeida.

“Gostei da pontualidade, organização e da parte contábil que foi ministrada. Quero parabenizar a iniciativa do IPS e dizer que os institutos daqui do Estado deveriam realizar mais eventos com essa qualidade”.