80 pessoas em situação de rua já receberam auxílio emergencial com ajuda dos abrigos da Serra

Texto: Munik Vieira e Djeisan Maria - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está auxiliando as pessoas em situação de rua a se cadastrarem para receber o auxílio emergencial de R$600 do Governo Federal. Com esse recurso, algumas já estão planejando alugar casa e sair das ruas.

Das 150 pessoas que receberam as orientações da Semas, 80 já foram contempladas, até o momento, com a liberação do auxílio emergencial.

Na Serra, existem cinco abrigos que funcionam 24 horas no esquema de isolamento social, além do Centro Pop. "Estamos conseguindo atender àqueles que aceitam receber os nossos encaminhamentos", comenta a secretária adjunta de Assistência Social da Serra, Elcimara Loureiro.

O coordenador do Centro Pop, Ramon Rosa Ribeiro, conta que os técnicos do local também encaminham essas pessoas para o recebimento de cestas básicas. "Estamos trabalhando para que elas tenham condições para recomeçar suas vidas".

O Centro Pop atende, em média, 60 pessoas por dia, ofertando três refeições diárias, itens de higiene pessoal, local para banho, para lavar e secar roupa e colchões para descanso. Os usuários também recebem máscara de proteção para o rosto.

No kit de higiene, eles têm acesso a sabão liquido, xampu, condicionador, aparelho de barbear descartável, álcool em gel, cloro, sabão em barra, toalha de banho e sabão em pó. Todos os produtos são porcionados de acordo a necessidade de cada um.

Os atendidos também são encaminhados para atendimento médico, em casos emergenciais, e recebem orientação sobre os cuidados que devem ter para não se contaminarem com a Covid-19, tais como: manter distanciamento e fazer a higienização diária.