Absorventes de graça para quase 500 mulheres na Serra

A entrega será feira pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres

Absorventes de graça para quase 500 mulheres na Serra


Texto: Djeisan Maria - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

Quase 500 mulheres da Serra receberão um kit com 112 absorventes higiênicos na próxima semana. A entrega, no mês de outubro, será realizada em sete bairros para meninas e mulheres que terão esse item básico garantido.

A primeira entrega acontece nesta terça-feira (26), no CRAS/CAI de Jardim Carapina , a partir das 8 horas. Na ocasião, além de receber os absorventes, 50 mulheres participam de uma palestra sobre a saúde feminina.  

A ação é parte da campanha Absorvendo o Bem, promovida pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) que arrecada e entrega absorventes, combatendo a pobreza menstrual. Por meio desta ação já foram arrecadados mais de 25 mil absorventes.

As mulheres que irão receber os absorventes e a palestra, foram selecionadas por conta da vulnerabilidade social, que leva à pobreza menstrual, que é a falta de acesso a absorventes higiênicos.

A titular da Seppom, Gracimeri Gaviorno, destaca que a pobreza menstrual precisa ser enfrentada com responsabilidade e entrar na agenda pública como uma prioridade.

"Muitas adolescentes faltam às aulas por não terem condições financeiras para adquirir absorventes. Isso impacta nos nossos indicadores educacionais. Além disso, muitas outras mulheres não têm condições de prover sua higiene íntima, o que provoca várias doenças e infecções, impactando a saúde pública. Precisamos compreender que o ciclo menstrual é uma condição física inerente à mulher", comentou.

Campanha Absorvendo o Bem

A campanha foi lançada em agosto para arrecadar e ofertar absorventes para mulheres e meninas que sofrem com a pobreza menstrual. Atualmente há pontos de coleta do material na Seppom, em Serra Centro, e no Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.

Dados de uma pesquisa recente, realizada pela marca de cuidado íntimo Always revelou que, no Brasil, mais de 29% das jovens afirma não ter tido dinheiro para comprar produtos higiênicos para o período menstrual em algum momento da vida. E ainda: esse percentual se eleva para 33% quando se trata das classes D e E.