Agentes de saúde saem às ruas de Planalto Serrano para combater a dengue

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população no combate ao Aedes aegypti até medidas diretas contra o mosquito

Agentes de saúde saem às ruas de Planalto Serrano para combater a dengue

Texto: Amanda Amaral - Foto: Site PixaBay

Com o objetivo de reforçar o combate à dengue na região, os agentes de saúde das Unidades Básicas de Planalto Serrano A e B vão visitar as residências alertando sobre os cuidados necessários para evitar os focos do mosquito.

A ação acontece a partir desta segunda (05) até sexta-feira (09), pela manhã e à tarde. Participam da iniciativa 20 agentes, aproximadamente. Eles entrarão nos quintais, quando necessário, e também entregarão telas para proteção de caixas d’água.

Os moradores serão orientados sobre a importância de verificar nas residências e quintais possíveis criadouros do mosquito, como garrafas pet, pneus, calhas, bandejas externas de geladeira, etc. Isso porque 80% dos focos do Aedes aegypti estão nas residências.

Fazer esse checklist é muito rápido e não demora 10 minutos. O ciclo de vida do mosquito, do ovo até a fase adulta, leva de 07 a 10 dias. Se a verificação e eliminação dos criadouros for realizada uma vez por semana é possível interromper esse ciclo e evitar o nascimento de novos mosquitos.

Combate à dengue

A Serra é a cidade que mais possui armadilhas para o mosquito no Estado e faz o monitoramento de mais de 1.100 equipamentos semanalmente. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) intensificou suas ações em várias frentes, desde campanhas educativas para conscientização da população até medidas diretas contra o mosquito como: telagem de caixas d'água, bloqueio nos pontos críticos, colocação de larvicida, visita às residências e também a locais estratégicos (borracharias, ferros-velhos, floriculturas). Foram realizados em 2019 mutirões em bairros com maior incidência.

O que verificar no checklist:

- Quintal

A caixa d´água deve estar vedada;

As calhas devem estar limpas;

Não deixe no quintal, a céu aberto, baldes, pneus ou qualquer outro vasilhame ou objeto que possa acumular água;

Não deixe pneus jogados no quintal;

Encha os vasos de flores com areia impedindo acúmulo de água;

Não deixe pratinhos embaixo dos vasos de flores;

Deixe as garrafas de cabeça para baixo;

Trate a piscina antes de viajar e, se puder, tampe-a.

- Interior da casa

Ralos devem estar telados ou tampados;

Deixe limpas e protegidas da chuva as vasilhas de água e comida dos animais de estimação;

Verifique as bandejas externas do ar-condicionando e da geladeira e deixe-as limpas.