Alunos comemoram Dia do Mestre Álvaro durante atividades educativas

Estudantes participaram de palestras, assistiram a vídeos e fizeram trilhas guiadas

Alunos comemoram Dia do Mestre Álvaro durante atividades educativas

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Semma

Neste sábado (12) é comemorado o Dia Municipal do Mestre Álvaro, conforme Lei Municipal nº 4.376/2015. Para celebrar a data, a equipe do Projeto Conectar, realizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Mestre Álvaro, recebeu na última quinta-feira (10), alunos do 9.º ano do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Joaquim Beato, de Planalto Serrano Bloco A.

Na oportunidade, os alunos tiveram palestra sobre as "Unidades de Conservação da Serra", ministrada pela bióloga Francine Miranda e a geógrafa Edmara Lorenção e assistiram a um vídeo institucional sobre o Mestre Álvaro.

Eles visitaram a exposição fotográfica  "Os recursos naturais da Serra" e o mirante natural do Jardim Botânico, e também participaram de trilha educativa para visualizar as "nascentes" permanentes e temporárias. Cerca de 30 alunos participaram da atividade.

Mestre Álvaro

O Mestre Álvaro é o maior e mais representativo monumento natural da Serra. Com 833 metros de altitude, é considerado uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira. Está localizado a 4km da sede do município. A vegetação nativa é de Mata Atlântica de Encosta, abrigo de fauna rica e diversificada, com espécies raras e ameaçadas de extinção.

Suas nascentes e córregos são contribuintes das Bacias Hidrográficas dos Rios Jacaraípe e Santa Maria da Vitória. A Sede está localizada anexa ao Jardim Botânico e ao Horto Municipal, que conta com uma grande variedade de ambientes (córrego, área brejosa e nascente) que formam um lago artificial.

A APA Mestre Álvaro faz parte do Corredor Ecológico Duas Bocas - Mestre Álvaro, contribuindo diretamente para a manutenção da cobertura florestal, fundamental para a efetiva conservação do solo, dos recursos hídricos e das espécies de fauna e flora.

Projeto Conectar

O Projeto Conectar tem por finalidade o desenvolvimento de atividades de educação ambiental nas Unidades de Conservação da Serra visando a sensibilização ambiental por meio de palestras, jogos educativos, vídeos institucionais, visitas monitoradas e trilhas informativas. O objetivo é apresentar esses espaços aos alunos para que eles possam conhecer melhor e divulgar as características e a importância dessas áreas para a proteção do meio ambiente.

Para participar do Projeto Conectar a escola poderá enviar um e-mail para: projeto.conectar@serra.es.gov.br. Os atendimentos acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h.