Alunos da rede municipal da Serra vão competir nos Jogos Estudantis no Rio de Janeiro

Hilary Jerônimo, Augusto César Leão, Jhone Santana e Weverton Rodrigues são alunos da rede municipal e vão representar o Estado

Alunos da rede municipal da Serra vão competir nos Jogos Estudantis no Rio de Janeiro


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Sedu

Podemos dizer que o Brasil é um país bastante esportivo, temos como paixão nacional o futebol e nos destacamos tamém no vôlei e na ginástica olímpica, entre outor. Agora, com que frequência os esportes menos noticiados têm chegado à população? De que forma eles são apresentados como uma possibilidade ao futuro do nosso país? 

Por exemplo, o atletismo é um dos esportes mais antigos da Terra, composto por várias modalidades justamente por usar como base os movimentos naturais do ser humano como correr, saltar e lançar. Essa é a história de como uma escola da rede municipal da Serra se apaixonou, abraçou e se destacou no atletismo.

“Minha expectativa para os jogos nacionais é extrema, eu estou muito feliz por fazer parte e meu coração está acelerado. É a primeira vez que vou competir e estou ansiosa, mas bem alegre”.

Essa é a jovem Hilary Jerônimo Pantaleão, aluna do 8º ano da rede municipal da Serra que vai competir pela primeira vez, representando o Espírito Santo nos Jogos Estudantis Brasileiros, etapa nacional, na modalidade Arremesso com Peso e Lançamento de Disco. 

“A eletiva agregou muitas coisas na minha vida. Ela me ajudou com o meu problema de asma quando comecei a praticar mais esporte, me deu ânimo e disposição para continuar. Além de melhorar meu estado físico, também contribuiu bastante no meu relacionamento pessoal'', completou Hilary. 

Hilary é uma dos quatro atletas da EMEF Divinópolis, que embarcaram na noite da última terça-feira (08) sentido Rio de Janeiro para competir na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros - JEBS. Os quatro campeões, das etapas municipais e estaduais, vão representar o Espírito Santo na modalidade de Atletismo, Arremesso com Peso e Lançamento de Disco. 

Augusto César Leão Reis, Jhone Da Silva Santana e Weverton Rodrigues Santos são os outros três atletas que compõem a equipe que vai disputar de quarta-feira (09) até domingo (13) o campeonato.

Jhone da Silva Santana, aluno do 8° ano, compete na modalidade de atletismo, 150 metros e revezamento. Ele expressou a sua surpresa de estar na competição, disse ainda que nunca se imaginou no atletismo e agradeceu o que o esporte fez por ele no desempenho social. 

Ainda mais jovem, no 7º ano, Weverton Rodrigues Gonçalves dos Santos vai disputar os 100 metros com barreira e salto em altura e já almeja o profissionalismo no esporte.  

“Eu nunca pensei no atletismo, mas depois que conheci quero continuar. Algumas pessoas já me disseram pra desistir, mas eu não vou, quero ser profissional, ajudar minha família e dar orgulho para minha mãe”, disse. 

A oportunidade de conhecer e fazer parte de uma equipe esportiva veio da iniciativa do professor Sérgio Luiz Pozzatti Junior, que com muito esforço e dedicação apresentou a possibilidade aos seus alunos os integrando no universo do esporte e transformando-os em equipe.

E foi dentro da Eletiva Para Além dos Muros da Escola que os alunos viram no atletismo mais que um exercício físico, uma possibilidade de carreira, nascendo ali em Divinópolis futuros atletas. 

“Quando iniciaram ainda na seletiva em que realizei na escola, não imaginava a proporção do que aquela Eletiva poderia se tornar. Hoje eles já visam dar continuidade na modalidade e até seguir carreira”, explicou o professor.

A Educação da Serra desenvolve diariamente em seu currículo projetos e programas que incentivam a criatividade e os sonhos.

Para que ainda na escola os estudantes possam conhecer as suas possibilidades e oportunidades e mais que uma formação intelectual, os profissionais da educação trabalham para entusiasmar vidas e abrir caminhos onde as crianças/estudantes podem ser o que almejam.