Alunos do EJA começam curso de qualificação profissional no Ifes Serra

Parceria com Ifes Serra oferta educação profissional para alunos do EJA.

Alunos do EJA começam curso de qualificação profissional no Ifes Serra


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Tom Paparazzi/Secom

A Serra tem provado a cada dia que a Educação de Jovens e Adultos, muitas vezes considerada uma obrigação tardia, é uma oportunidade de futuro tão importante quanto a construção educacional na fase infantil, e pensando nisso que a prefeitura tem trabalhado para educar e proporcionar oportunidades, independente da idade, para os alunos que escolheram buscar um outro futuro através da educação. 

Nesta quarta-feira (03), foi inaugurada a primeira aula de qualificação profissional dos alunos matriculados nas turmas conclusivas da modalidade Educação Jovens e Adultos. O projeto é uma parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo Ifes, da Serra e visa a integração com a Educação Profissional. 

A ideia é a realização de ações que fomentem as áreas de trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral como forma de contribuir para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional desses alunos que buscam além da educação básica, oportunidades no mercado de trabalho. 

Flávia Rossoni, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA)  falou sobre a parceria com o Ifes Serra. 

“Essa parceria é importante para o fortalecimento da modalidade EJA, pois oportuniza outras possibilidades  de apropriação do conhecimento pelos alunos. Além disso, a qualificação profissional também enfatiza a profissão como um caminho educativo”, explicou. 

 Fabiana Negreli, secretária de Educação, esteve presente para a aula inaugural e reforçou a ideia de proporcionar oportunidades para a modalidade EJA. 

“Precisamos voltar atenção para os alunos da Educação Jovens e Adultos, criar oportunidades, eles têm muito potencial que precisa ser mostrado tanto a eles mesmos quanto para o mercado, essa parceria é extremamente importante porque é só através da educação, seja ela de base ou profissional que chegamos a algum lugar”, disse. 

Os cursos 

Foram disponibilizadas 20 vagas para Operador de Computador e 30 vagas para Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, com 30 vagas. Ainda há a concessão de bolsa auxílio de R $180,00 para cada estudante, durante a realização do curso.