Antes do período de chuvas, Defesa Civil orienta moradores

A ação é realizada em bairros e comunidades que constantemente são afetados pelas fortes chuva

Antes do período de chuvas, Defesa Civil orienta moradores


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

Para evitar tragédias nos períodos mais chuvosos do ano, a Defesa Civil da Serra vem orientando os moradores de áreas de risco do município quanto aos cuidados necessários antes, durante e após chuvas intensas, vendavais e movimentos de massa.

A ação é realizada em bairros e comunidades que constantemente são afetados pelas fortes chuvas. Nesta quinta-feira, os agentes passaram por Eldorado, Porto Canoa, Barro Branco e Nova Carapina. Já nesta sexta-feira (08), serão visitados os bairros Planalto Serrano e Vista da Serra I e II.

Durante as visitas, a Defesa Civil alerta para a chegada do período de chuvas, sobre a necessidade de preparar quites de emergência, mochila com documentos, remédios. “Também é necessário redobrar a atenção das pessoas que moram próximas a taludes para observar a dificuldade de abrir e fechar portas e janelas, postes, cercas e árvores inclinados. Muro embarrigado significa que o solo está se movimentando”, reforçou o coordenador da Defesa Civil da Serra, Henrique Tápias de Sales.

O coordenador ressaltou ainda que essa ação de compartilhamento de orientações agora é uma rotina. “Toda vez que somos acionados para vistoriar um imóvel em risco, aproveitamos a oportunidade para levar informação a comunidade”, declarou.

A Defesa Civil atua em ações de mitigação, preparação, reconstrução e resposta. Este último exige acionamento imediato. Por isso, para os casos de emergência o órgão funciona 24 horas, inclusive em fins de semana e feriados, e pode ser acionado pelos telefones 199 e 99938-9500.