Igreja dos Reis Magos passou por reforma e será reaberta nesta segunda (02)

Igreja dos Reis Magos passou por reforma e será reaberta nesta segunda (02)

Texto: Munik Vieira - Foto: Everton Nunes/PMS

Segundo ponto turístico mais visitado no Espírito Santo, a Igreja e Residência dos Reis Magos, localizada em Nova Almeida, na Serra, passou por reforma e será reaberta na próxima segunda-feira, dia 2 de dezembro, às 14h30. Foram investidos, aproximadamente, R$ 720 mil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), investiu cerca de R$ 150 mil na restauração dos sinos.

Foram realizadas durante cerca de 10 meses reformas no telhado, nas alvenarias, nas esquadrias, pisos, forros e substituição de equipamentos hidráulicos. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal.

Também foram feitas a recomposição de piso do pátio e da igreja, a substituição de elementos elétricos e intervenções em elementos artísticos, como, por exemplo, a higienização mecânica do quadro Adoração dos Reis Magos, segundo o titular da Setur, Alessandre Motta.

O prefeito da Serra, Audifax Barcelos, destacou que a obra de conservação tem como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do patrimônio cultural. “A Igreja e Residência dos Reis Magos é um dos mais importantes símbolos do Estado e da Serra. É o segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo. Além de ajudar a contar parte da história da cidade, atrai visitantes e gera renda para o município. A conservação desse patrimônio é um marco e deve ser comemorada”.

A Igreja e Residência dos Reis Magos foi construída pelos jesuítas com a ajuda dos índios tupiniquins entre 1580 e 1615, e fica localizada no alto de uma colina, em Nova Almeida, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos. O local, que foi tombado pelo Iphan em 1943, tem grande representatividade no Espírito Santo e também no Brasil, pois abriga a primeira tela em óleo sobre madeira pintada no Brasil, o quadro Adoração dos Reis Magos. A igreja recebe, em média, 1.500 visitantes por mês.

Serviço: Reabertura da Igreja e Residência dos Reis Magos

Data: segunda-feira, 2 de dezembro