Dengue: Prefeitura orienta limpar a casa na quarentena e eliminar mosquito

Dengue: Prefeitura orienta limpar a casa na quarentena e eliminar mosquito

Texto: Eduardo Candeias

Além da preocupação com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, é preciso estar atento à dengue. Neste momento de isolamento social, a Secretaria de Serviços (Sese) da Serra ressalta a oportunidade que a população está tendo para reforçar a limpeza da casa e eliminar criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

"Medidas simples, como fazer a limpeza de quintais e ambientes que sejam promissores para a proliferação do mosquito, podem ajudar o cidadão a manter sua família saudável e livre da dengue, e outras doenças, como zika e chikungunya", destaca o secretário de Serviços da Serra, Edmo Pires.

A Sese orienta que as pessoas aproveitem este período para observar o acúmulo de água em garrafas, vasos de planta e pneus, além de manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva, assim como limpar os vasinhos de planta e vasilhas usadas para colocar água para animais, ficar de olho em plantas que acumulam água, limpar as calhas, manter caixas d’água e cisternas tampadas e descartar adequadamente objetos que acumulam água.

Neste momento, pensar no plural é necessário e a colaboração de todos é essencial. Por isso, não faça o descarte do lixo em calçadas, terrenos baldios ou ruas. "O descarte do lixo deve ser feito de forma correta e responsável: na frente de sua residência e apenas uma hora antes da passagem do caminhão de coleta, evitando a ação de vetores de doença", informa o secretário adjunto de Serviços da Serra, Igor Elson B. de Almeida.

Na Serra, a coleta de lixo domiciliar continua sendo feita normalmente.

Já os moradores que estão fazendo reformas ou pequenas obras em casa podem descartar de forma adequada esse entulho, colaborando com a limpeza da cidade. Confira abaixo:

Como descartar entulho corretamente?

Os pequenos geradores de entulho podem descartar o material em uma de nossas Áreas de Transbordo e Triagem (ATT): o Projeto João de Barro, localizado na Av. Domingos José Martins, no bairro Novo Porto Canoa; a ATT Barcelona, na Av. Região Sudeste, a 500 metros da BR 101, próximo ao Posto BKR; e a ATT Nova Carapina II, localizada na Avenida Montes Claros, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e aos sábados das 8 às 12h.

Cada morador pode levar, no máximo, 15 sacos de ráfia ou 15 carrinhos de mão de entulho, por dia. Para descartar mais de 15 sacos de ráfia, o morador precisa contratar uma caçamba e tem de dar a destinação final correta para o entulho.