Assembleia Municipal do Orçamento completa 27 anos

A AMO foi instituída na primeira gestão do prefeito Sergio Vidigal

Assembleia Municipal do Orçamento completa 27 anos

Texto: Djeisan Maria - Foto: Reprodução/AMO

A Assembleia Municipal do Orçamento (AMO) completou 27 anos nesta semana. A AMO foi instituída pela primeira gestão do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, por meio da Lei 1788/1994 e é um importante instrumento na execução do Orçamento Partipativo (OP) da Serra.

A assembleia faz a interlocução das comunidades com a administração pública municipal, elencando as prioridades de cada região segundo as sugestões dos moradores. O colegiado também acompanha e fiscaliza a execução das solicitações aprovadas.

"A AMO é peça fundamental na gestão democrática do OP. São pessoas comprometidas com a cidade que fazem esse trabalho voluntariamente", comenta a secretária de Planejamento Estratégico da Serra, Juliana Costa.

Sérgio Vidigal também pontua a importância deste trabalho. “A AMO tem tido uma responsabilidade muito grande na discussão do OP e também em envolver todas as associações de moradores do município. Para a Serra, é um orgulho muito grande ter um instrumento tão importante de decisão da aplicação de recursos públicos como a nossa Assembleia Municipal do Orçamento”, afirma o prefeito.

OP

O Orçamento Participativo é um instrumento da democracia representativa, permitindo que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade.

Por meio dele, a população decide as prioridades de investimentos em obras a serem realizado a cada ano, estimulando o exercício da cidadania e o compromisso da população com o bem público.