Assistência Social realiza 1° Encontro Formativo do SUAS Serra

O tema deste primeiro encontro foi Referenciamento e Contra Referenciamento dos Serviços nós equipamentos

Assistência Social realiza 1° Encontro Formativo do SUAS Serra


Texto: Daiane Freire - Foto: Divulgação/Semas-PMS

Na manhã da última sexta-feira (1°), a Secretaria de Assistência Social realizou o 1° Encontro Formativo para trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). 

A formação aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de Jardim Carapina, e participaram  os técnicos que atuam nos CRAS e CREAS do município. 

O objetivo deste processo formativo é de qualificar a gestão da política pública socioassistencial, melhorando a execução das ofertas aos usuários do SUAS.

O tema deste primeiro encontro foi o “Referenciamento e Contra Referenciamento dos Serviços” nos equipamentos.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Silva, fez a abertura do evento saudando os participantes.

“Quero agradecer a Deus pela oportunidade de estarmos aqui para juntos dialogarmos, interagirmos, compartilharmos saberes e experiências", disse. 

Mais uma vez reafirmou o compromisso, da gestão do prefeito Sérgio Vidigal com a Política da Assistência Social em nosso município.

"Faremos a gestão da SEMAS a várias mãos prezando pela transparência, responsabilidade, comprometimento e muito diálogo. Nosso gabinete está sempre de portas abertas para atender a todos que tiverem proposições para o aprimoramento dos serviços ofertados pela Assistência Social, queremos com isso ser referência para os outros municípios da região metropolitana", concluiu Cláudia. 

O palestrante convidado foi Thauan José Pastrello, graduado em Serviço Social, com vasta experiência e também mestre na área pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Pastrello falou da importância desse encontro de formação. 

"Porque logo após o retorno das atividades, nesse período de pandemia, propor uma atividade presencial, respeitando todos os protocolos de saúde, já é um avanço, assim, a gente consegue colocar em prática um processo que é inerente ao SUAS, um processo de educação permanente. Então a Serra, inova tanto no tema escolhido, quanto pela necessidade dos trabalhadores em terem essa oportunidade da formação e poder reproduzir isso na ponta, no atendimento prestado às famílias”, afirmou.  

Os próximos encontros de formação, já tem data agendada, no dia 05 de novembro e 1° de dezembro de 2021.