Atendimento diferenciado para vítimas de violência na Serra

O município está capacitando a Guarda Civil para atender mulheres

Atendimento diferenciado para vítimas de violência na Serra

Texto: Djeisan Maria e Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Seppom-PMS

Um atendimento à mulher vítima de violência doméstica pode ter muitas particularidades. A vítima pode estar assustada ou amendontrada e é fundamental nesse momento uma abordagem diferenciada.

Por isso a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) está realizando um curso para capacitar agentes da Guarda Civil do município sobre atendimento à mulheres vitimas de violência doméstica e familiar.

O primeiro módulo do curso aconteceu nesta segunda-feira (30), no Cras/CAI de Jardim Carapina, e contou com a participação de 35 guardas.

Durante o encontro, foram abordados temas como atendimento humanizado, abordagem segura, experiências com o botão do pânico, assim como as disposições da lei Maria da Penha.

O primeiro módulo foi ministrado pelos representantes da Guarda Municipal de Vitória, Fernanda Rodrigues Barbosa e Rafael Almeida Barcelos. Esse foi o primeiro de quatro eventos do curso.
Os próximos módulos acontecerão nos dias 13, 20 e 27 setembro.

"A titular da Seppom, Gracimeri Gaviorno, comenta que essa ação faz parte do programa Conta Comigo, um pacote de 12 ações que a Secretaria lançou neste mês para o enfrentamento à violência  contra as mulheres .

"O curso é muito importante para que a Guarda Civil Municipal da Serra continue prestando um serviço cada vez mais profissional e humanizado às mulheres vitimas de violência doméstica no Município da Serra", disse o guarda municipal Samuel Simoura.

O curso será certificado pela Escola de Governo - Esesp, parceira nas ações do Programa Conta Comigo.