Atendimento odontológico emergencial em 17 unidades de saúde da Serra

Por determinação do Ministério da Saúde, os atendimentos odontológicos eletivos estão suspensos temporariamente durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus

Atendimento odontológico emergencial em 17 unidades de saúde da Serra


Texto: Eduardo Candeias - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Por determinação do Ministério da Saúde, os atendimentos odontológicos eletivos estão suspensos temporariamente durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus. Apenas os atendimentos de urgência e emergência estão sendo realizados.

A Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), divulga a relação das 14 unidades básicas e regionais de saúde, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) de Carapina, Castelândia e Serra-Sede, onde os serviços odontológicos de urgência e emergência estão acontecendo. 

“As unidades foram escolhidas estrategicamente com base na distribuição geográfica, características físicas do espaço e demanda, de forma que a assistência cubra todo o território municipal, ao mesmo tempo em que oferece aos moradores e aos profissionais de saúde bucal um atendimento seguro e eficaz”, destaca o secretário de Saúde da Serra, Alexandre Viana..

Nas UBS de Nova Carapina I e José de Anchieta, o atendimento odontológico de urgência e emergência é realizado das 7 às 19h. Nas demais unidades básicas e regionais, o horário é das 7 às 17h.

Na UPA de Serra-Sede, o atendimento é das 7 às 19h, e nas UPA’s de Carapina e Castelândia o atendimento é 24 horas.

Vale ressaltar que, desde segunda-feira (18), a UPA de Castelândia é exclusiva para pacientes da covid-19 ou com suspeita da doença, provocada pelo novo coronavírus. Portanto, lá o atendimento odontológico de urgência e emergência também será exclusivamente para pacientes que apresentarem síndromes gripais. Todos os atendimentos que não sejam de síndrome gripal serão realizados nas UPA's de Carapina e Serra-Sede e nas unidades básicas e regionais.

Serviço:
Atendimento odontológico de urgência e emergência

1. URS Novo Horizonte;
2. URS Boa Vista;
3. URS Serra Sede;
4. UBS Planalto A;
5. UBS Taquara I;
6. UBS Nova Carapina I;
7. UBS Jardim Carapina;
8. UBS José de Anchieta;
9. UBS Nova Almeida;
10. UBS Eldorado;
11. UBS Vila Nova de Colares;
12. UBS Manguinhos;
13. UBS Barcelona;
14. UBS Laranjeiras Velha.

Horários: Nas UBS de Nova Carapina I e José de Anchieta o atendimento odontológico de urgência e emergência é realizado das 7 às 19h. Nas demais unidades básicas e regionais, das 7 às 17h.
   
Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
1. UPA de Serra-Sede (das 7 às 19h);
2. UPA de Castelândia (atendimento 24 horas - somente para pacientes com síndromes gripais);
3. UPA de Carapina (atendimento 24 horas).