Futebol, dança e até yoga em novo parque da Serra

As atividades acontecem todos os fins de semana.

Futebol, dança e até yoga em novo parque da Serra


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Jansen Lube

A Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), realiza atividades do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), no Parque Caminho do Mar, que fica na região de Bicanga.

As atividades acontecem todos os finais de semana, em dois horários: das 7 às 11 horas ou das 8 às 12 horas. 

Entre as atividades, estão aula de dança, ginástica, funcional, pilates, corrida e torneios de futebol. O objetivo é levar os moradores para ocupar os espaços de conquista e fomento da qualidade de vida através da prática regular de atividades físicas.

O secretário municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou sobre essas atividades.

“Estamos promovendo a saúde através do esporte e de atividades físicas monitoradas. Uma parceria com a Secretaria de Saúde do município que tem dado muitos bons resultados. Alguns dos melhores profissionais de educação física da Serra fazem parte da nossa equipe. Além do programa de atividades normais, nossos professores também são especialistas em atividades como a yoga, zumba, atividades lúdicas com as crianças entre outros”, disse.

Thiago ainda afirmou que foi daí que surgiu a ideia de levar essa riqueza de atividades para os finais de semana no Parque Caminho do Mar. Ainda de acordo com ele, a Setur pretende realizar essas atividades nas orlas do município durante o verão.

Objetivos do Proef

Criado em 2002, o Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) realiza ações de promoção da saúde por meio do incentivo às práticas corporais, atividades físicas e alimentação saudável, com vistas à prevenção de doenças e agravos não transmissíveis. São mais de 4 mil alunos e uma média de 22 mil atendimentos semanais.

Entre suas atividades estão: aulas coletivas com orientação ao exercício aeróbio (corrida e caminhada), ginástica localizada, alongamento, entre outros; palestras, seminário de estudos; atendimentos individuais com avaliação física, controle de pressão arterial, glicemia e visita domiciliar; promoção social, visitas técnicas e passeios em grupo.