Avaliação do pé, aferição de pressão e testes no Dia Mundial da Diabetes

Equipes das unidades de saúde de José de Anchieta e de Oceania prepararam eventos especiais

Avaliação do pé, aferição de pressão e testes no Dia Mundial da Diabetes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nesta quinta-feira (14), é comemorado o Dia Mundial da Diabetes. Na Serra, as equipes das unidades de saúde de José de Anchieta e de Oceania prepararam eventos especiais para esse dia. 

Em José de Anchieta, o evento será no Centro de Vivência dos Idosos, a partir das 8h. Serão ofertados os seguintes serviços: avaliação do pé diabético, aferição de pressão, medição de glicose, testes de diabetes, avaliação nutricional, apresentação do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) e orientações com médico, dentista e enfermeiro. 

Já em Oceania, a ação acontece na própria unidade, a partir das 8h30, com um encontro do Grupo de Hiperdia, que atende pacientes com diabetes e hipertensão. Além da aferição de pressão e teste de glicemia, serão realizadas avaliações antropométricas e renovação de receitas. 

Diabetes

A diabetes é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, cegueira, infarto, falência renal e amputação de membros inferiores. O diabetes tipo 1 é resultante da destruição autoimune das células produtoras de insulina.O diagnóstico desse tipo de diabetes acontece, em geral, durante a infância e a adolescência.

Já no diabetes tipo 2, o pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mas também pode ocorrer em jovens.

Muitos casos de diabetes tipo 2 podem ser evitados quando se está dentro do peso normal, com hábitos alimentares saudáveis e com prática regular de atividade física.