Campanha Trânsito, espaço legal orienta condutores na Serra

Apenas nesta semana, a campanha abordou quase 500 veículos

Campanha Trânsito, espaço legal orienta condutores na Serra

Texto: Leonardo Quarto - Foto: Divulgação/Sedes-PMS

O Núcleo de Operações de Trânsito (NET) da prefeitura da Serra realizou nesta semana, em Serra Sede e Planalto Serrano, a campanha “Trânsito, espaço legal”. O objetivo é promover a educação no trânsito com ênfase no respeito ao próximo, conscientizando os condutores sobre infrações que afetam os direitos de outras pessoas.

O foco da campanha foi o respeito às vagas de estacionamento para idosos, deficientes, de carga e descarga e vagas de curta duração. Apenas nesta semana, a campanha abordou quase 500 veículos. Na segunda-feira (1º), das 13h30 às 15h30, a equipe estará em Planalto Serrano para reforçar as orientações.

Ainda neste mês de fevereiro, o NET realizou quatro ações em Laranjeiras, todas com a parceria da 4ª Companhia da Polícia Militar.

“As pessoas recebem a campanha muito bem. Abordamos tanto os infratores quanto as pessoas que são beneficiadas pela campanha para reforçar a importância da disponibilização da vaga”, explicou a chefe do NET, Rosemary Kehler.

Rosemary disse, ainda, que a campanha prega o exercício da empatia e que o uso da palavra “legal” vai além do sentido da legalidade, da obediência às leis. “Quero incentivar comportamentos legais no trânsito no sentido de serem bacanas, gentis”.

Cartão do Idoso

Outra questão adotada pela campanha é o Cartão do Idoso. Muitas pessoas acham que só motoristas têm o direito, o que não é verdade. “Basta ir no protocolo geral da prefeitura da Serra com cópia da identidade e comprovante de residência no nome do beneficiado. O cartão é para o idoso, mesmo que ele vá de carona, ele tem direito à vaga”, reforçou Rosemary.

No caso de deficientes, além da cópia da identidade e do comprovante de residência é necessário apresentar laudo médico com validade mínima de 6 meses informando qual a deficiência da pessoa.