Canais de atendimento para quem está com dificuldades de pedir seguro-desemprego

Secretaria de Trabalho faz atendimentos pelos telefones (27) 99507-3391/ 99516-6972

Canais de atendimento para quem está com dificuldades de pedir seguro-desemprego


Texto: Samantha Dias

O trabalhador que perdeu seu emprego tem o prazo de até 120 dias para dar entrada no pedido de seguro-desemprego. A Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), antes do período de pandemia provocada pelo coronavírus, recebia as pessoas que precisavam de orientações e desse serviço.

Como os atendimentos presenciais estão suspensos, a Secretaria de Trabalho informa aos desempregados que há plantão de atendimento da Seter para ajuda, esclarecimentos e orientações (passo a passo) sobre como fazer o pedido. Os atendimentos são feitos de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, pelos telefones  (27) 99507-3391/  99516-6972.

“Estamos à disposição para ajudar e orientar todos que precisam neste momento. A partir da semana que vem, vamos ampliar, ainda mais, nossos canais de atendimento ao trabalhador”, disse a secretária de Trabalho, Aline Oliveira.

O site do Governo Federal (https://servicos.mte.gov.br) é o canal para o trabalhador fazer o pedido para receber o seguro. Neste momento em que não há atendimento presencial ao público, todos devem recorrer a esse portal e fazer cadastro com as seguintes informações: nome completo, CPF, email e telefone celular.

“Depois de ter acesso ao site, o trabalhador deve informar o número do Requerimento do Seguro-Desemprego, que ele deve extrair do contrato de rescisão que a empresa fornece”, explicou Aline.

Além do site, também é possível fazer o pedido do seguro pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.  

Informações divergentes

Os trabalhadores que estão tendo dificuldades em dar entrada por problemas e divergências nas informações pessoais (como CPF e nome da mãe, por exemplo) podem recorrer à Superintendência Regional do Trabalho do Espírito Santo, que criou canais alternativos para atender a população neste momento de isolamento social.

O trabalhador pode mandar um email para trabalho.es@mte.gov.br, informando seu CPF e, se tiver informações, pode relatar qual a situação do seu cadastro e pedido. É indicado enviar no email fotos do CPF, da carteira de trabalho e da rescisão do contrato de trabalho.

Também pode mandar mensagens para o Whatsapp 3211-5204.