Capacitação prepara fiscais para uso do aplicativo Colab no tratamento de denúncias

O encontro foi promovido pela Seicit

Capacitação prepara fiscais para uso do aplicativo Colab no tratamento de denúncias


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgação Seicit

Na última terça-feira (20), foi realizado o encontro de capacitação das equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) para uso da plataforma Colab. 

O encontro foi realizado pela Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit) e teve como principal objetivo apresentar para os servidores das demais secretarias o Colab, aplicativo de gestão colaborativa, e as ferramentas que ele disponibiliza para aproximar o cidadão da gestão pública e  colaborar na melhoria da cidade. 

Cerca de 30 servidores estiveram presentes e receberam a capacitação para uso da plataforma de gestão das solicitações feitas pelos usuários do Colab. A Sedur e a Semma vão disponibilizar cerca de oito novos serviços aos usuários até o fim deste mês de setembro, entre eles denúncias de poluição sonora ("disk silêncio"), obras irregulares e ocupação inadequada do espaço público. 

O secretário Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Pedro Trindade, falou sobre o encontro e a importância do Colab.  

"O Colab traz ganhos para o cidadão porque facilita o acesso aos serviços públicos de modo rápido e fácil, além de permitir que ele opine em consultas públicas e possa colaborar para o desenvolvimento e a melhoria da cidade. Para os servidores, possibilita o tratamento das solicitações de modo mais assertivo por meio de uma plataforma de gestão em tempo real, um canal de comunicação direta com o usuário. O Colab também oferece informações como: tempo médio de atendimento, dados georreferenciados e relatórios com indicadores que colaboram na tomada de decisão para a melhoria dos serviços públicos."

Colab

O Colab disponibiliza um canal direto de comunicação do cidadão com a gestão pública. Ele permite solicitar serviços públicos, fazer denúncias anônimas, participar de consultas públicas e contribuir para a melhoria da cidade. Atualmente, o aplicativo conta com 6 serviços disponíveis e aproximadamente 2.000 usuários com  mais de 1.500 mil solicitações realizadas. O aplicativo do Colab pode ser baixado em colab.re ou através da loja de aplicativos.