Carnaval seguro: Defesa Social marcou presença na folia com muita prevenção e fiscalização

A proximidade com a comunidade é um dos fatores que garante bons resultados ao trabalho das equipes de Defesa Social.

Carnaval seguro: Defesa Social marcou presença na folia com muita prevenção e fiscalização


Texto: Miranda Perozini - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

O Carnaval 2023 foi uma festa de emoções, diversidade, animação e principalmente, segurança. A Prefeitura da Serra, por meio da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Operações de Trânsito, esteve presente durante toda a folia para garantir o divertimento dos munícipes. 

Ao todo, a GCM realizou entre os dias 17 e 22 de fevereiro, cerca de 169 ações preventivas para diminuir e/ou inviabilizar a criminalidade.

Nova Almeida, Jacaraípe, Bicanga e Manguinhos foram o foco das ações da guarnição, que também esteve junto do Departamento de Operações de Trânsito. 

De acordo com o levantamento do DOT, mais de 200 infrações foram lavradas durante o feriado, significando uma fiscalização massiva das equipes para garantir um trânsito mais seguro. 

As equipes do Salvamar também estiveram em todo o litoral serrano prezando pela vida dos banhistas. Foram realizados atendimentos às crianças, idosos e famílias. 

Para o secretário de Defesa Social Joel Lyrio, a proximidade com a comunidade é um dos fatores que garante bons resultados ao trabalho das equipes. 

"Por ser um período de grande circulação, mais do que nunca movimentamos o nosso efetivo para garantir que a população se sentisse segura e tranquila para curtir a folia. No bloco, na praia, nas estradas e vias municipais, a Sedes se fez presente", comenta.

Outros números

Além disso, também entre os dias 17 e 22, em todo o município, a Guarda Civil Municipal recuperou dois veículos, averiguou cinco suspeitos, apreendeu um simulacro, conduziu três pessoas à delegacia a realizou cerca de 14 apoios às outras instituições de segurança, como Polícia Militar. 

Já o Departamento de Operações de Trânsito da Serra, durante o feriado de carnaval, junto do Batalhão de Trânsito (PM) lavrou diversas ocorrências, principalmente relacionadas ao não uso do cinto de segurança (79 ocorrências). Mais de 160 ocorrências foram relacionadas ao estacionamento irregular de veículos.