Auxílio do Governo Federal e ajuda do Centro Pop tiram pessoas da rua

Com os R$600, algumas pessoas estão conseguindo alugar casas e sair das ruas da Serra

Auxílio do Governo Federal e ajuda do Centro Pop tiram pessoas da rua


Texto: Djeisan Maria - Foto: Everton Nunes/Secom PMS

O Centro Pop da Serra está auxiliando as pessoas em situação de rua a se cadastrarem para receber o auxílio emergencial de R$600 do Governo Federal. Com esse recurso, algumas estão conseguindo alugar casas e sair das ruas.

O coordenador do Centro Pop, Ramon Rosa Ribeiro, conta que os técnicos do local também encaminham essas pessoas para o recebimento de cestas básicas. "Estamos trabalhando para que elas tenham condições para recomeçar suas vidas".

O Centro Pop atende, em média, 40 pessoas por dia, ofertando três refeições diárias, itens de higiene pessoal, local para banho, para lavar e secar roupa e colchões para descanso. Os usuários também recebem máscara de proteção para o rosto.

No kit de higiene, eles têm acesso a sabão liquido, xampu, condicionador, aparelho de barbear descartável, álcool em gel, cloro, sabão em barra, toalha de banho e sabão em pó. Todos os produtos são porcionados de acordo a necessidade de cada um.

Os atendidos também são encaminhados para atendimento médico, em casos emergenciais, e recebem orientação sobre os cuidados que devem ter para não se contaminarem com a Covid-19, tais como: manter distanciamento e fazer a higienização diária. 

Além do Centro Pop, na Serra há cinco abrigos, com 150 pessoas, que estão funcionando 24 horas no esquema de isolamento social. "Estamos conseguindo atender àqueles que aceitam receber os nossos encaminhamentos", comenta a secretária adjunta de Assitência Social da Serra, Elcimara Loureiro.