Cerco Inteligente: o mapa dos 20 pontos que vão receber câmeras para flagrar crimes na Serra

O mapeamento foi apresentado na segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2021 na Serra

Cerco Inteligente: o mapa dos 20 pontos que vão receber câmeras para flagrar crimes na Serra


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Tom Paparazzy/Secom-PMS

A prefeitura da Serra, com base nas informações da Secretaria de Estado da Segurança sobre os locais de maior receptação de carros roubados e furtados e principais rotas de fugas de criminosos, mapeou os 20 pontos que receberão as câmeras do Cerco Eletrônico. O sistema será integrado às já existentes 14 câmeras do governo do Estado no município. 

O mapeamento foi apresentado na segunda reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) de 2021 na Serra. O evento contou com a presença do vice-prefeito Thiago Carreiro e foi coordenado pelo secretário de Defesa Social Fabrício Dutra. 

VEJA AQUI O MAPA COM OS LOCAIS QUE RECEBERÃO O CERCO ELETRÔNICO

Também participaram do encontro os principais agentes da segurança pública estadual e federal. Após apresentar o mapeamento dos locais que receberão as câmeras do Cerco Inteligente, foi formado um Grupo de Estudos com presença das polícias militar e civil para aprimorar o projeto. 

Em fase de licitação, o Cerco Inteligente da Serra vai disponibilizar as imagens para os comandos das forças de segurança que atuam na cidade para que a ação contra criminosos seja rápida. As câmeras serão instaladas nas principais vias da cidade.

"A Serra é a cidade com maior índice de roubos a carro do Estado. Por isso o cerco eletrônico é tão importante. Com ele, a Secretaria de Segurança terá acesso em tempo real às imagens das nossas vias. Um trabalho totalmente integrado", disse o prefeito Sergio Vidigal. 

O secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, acredita que este ponto é importante. “Seremos o primeiro município a disponibilizar essas imagens para outras instituições. Isso é integração”, disse. 

De acordo com o vice-prefeito, Thiago Carreiro, segurança pública não é um tema fácil. “Mas é uma prioridade do governo Sergio Vidigal. Em lugares como Medellín, na Colômbia, onde a violência foi reduzida drasticamente, as ações só tiveram efetividade porque foram desenvolvidas de forma integrada, com geração de emprego e capacitação para a população”, declarou. 

Números
Também na reunião do GGIM, o Departamento de Operações de Trânsito apresentou um balanço do trabalho nesses primeiros seis meses de 2021. Foi verificado um aumento de 11% na frota de veículos da cidade, ao passo que os óbitos caíram 17% na análise do período de 2021 e 2020.