Chamada Pública - Comunicadoras Locais: Serra lidera o número de inscrições

Temos mulheres comunicadoras, articuladas e engajadas, sim!

Chamada Pública - Comunicadoras Locais: Serra lidera o número de inscrições


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Secom-PMS

Dos quatro municípios brasileiros onde o Grupo Boticário tem central de distribuição, a Serra foi responsável por mais de 50% das inscrições na Chamada Pública - Comunicadoras Locais, uma parceria entre o Laboratório de Criação e Formação em Arte e Cultura (LAB Criação) e a Prefeitura da Serra, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Das inscritas, uma será selecionada para ser a articuladora local.

As inscrições para o “Ciclo Mulheres nas Artes” aconteceram até 20 de novembro, através da plataforma LAB Criação, que reúne conteúdos voltados ao desenvolvimento de projetos socioculturais.

O objetivo dessa edição é justamente a formação de gestoras culturais. Uma forma de contribuir para que elas ocupem espaço nas artes e busquem sua autonomia financeira econômica.

Temos mulheres comunicadoras, articuladas e engajadas, sim! Serra alcançou a marca de 56,7% das inscrições, 38 interessadas, em números absolutos. Mais do que o dobro das interessadas em Registro, São Paulo, por exemplo, que atingiu 20,9% das interessadas. Depois veio São José dos Pinhais, no Paraná, com 13,4%; e, Curitiba, também no Paraná, com 9%.

Articulação local

No “Ciclo Mulheres nas Artes”, a articuladora local selecionada terá a missão de mobilizar outras mulheres para participar de webinários, videoaulas, além de orientação de projetos culturais. Serão cerca de 500 vagas para participar das formações on-line, que vão acontecer entre os meses de fevereiro e abril de 2023.

Vale a pena ressaltar que a comunicadora contratada precisa morar no município. Ela  vai contribuir com o mapeamento de organizações locais que trabalham com cultura e projetos socioculturais, além do engajamento na formação virtual e distribuição de material físico de divulgação.