Serra construirá um novo corredor logístico na altura do bairro Taquara
A via ligará a Av. Norte Sul ao Civit I e à BR-101, desviando da rota residencial
Texto: Daniela Salgado
- Foto: Divulgação
Um projeto para modernizar o fluxo logístico da Serra, a cidade mais populosa do Espírito Santo, está em fase de finalização. Com o recurso da operação de crédito internacional em trâmites de conclusão, a Prefeitura da Serra vai construir uma nova via de conexão que ligará a Av. Norte Sul, na altura do bairro Taquara, ao Civit I e à rodovia BR-101.
Trata-se da requalificação da rua Samuel Meira Brasil que passa por Taquara II. O novo corredor logístico proporcionará uma rota alternativa de acesso à BR-101, que leva ao centro industrial do bairro Civit I. Com a construção desta via, os moradores de Taquara e de Laranjeiras serão beneficiados com o desvio do trânsito de caminhões pesados que passam na parte residencial do bairro.
Atualmente, caminhões que circulam na Avenida Eldes Scherrer, que atravessa a região de Laranjeiras, centro econômico e dinâmico da cidade, fazem uma grande volta pela rodovia BR-101 ou entram no bairro Taquara para chegar ao Civit I. E a nova via será um corredor justamente para esse tráfego, requalificando o espaço urbano.
A empresa proprietária de uma área de aproximadamente 900 mil metros quadrados, por onde a maior parte da nova via passará, realizou a cessão de 154 mil metros quadrados para a execução do projeto em novembro. A partir da execução do corredor logístico, destaca-se o incentivo da prefeitura em aumentar a ambiência de investimento no município.
É válido ressaltar que construir uma via destinada ao tráfego de veículos pesados e requalificar o espaço urbano residencial significa incentivos para além da mobilidade, mas principalmente na qualidade de vida e na segurança viária, o que pode resultar em uma alta queda no número de acidentes de trânsito nesta região, especialmente no acesso ao bairro Taquara a partir da Avenida Norte Sul.
Segunda etapa
Após a conclusão dessa nova via, a obra receberá uma segunda etapa: a ligação do Civit II, nas proximidades da rua Holdercim, próximo à Biancogrès. Essa segunda rota vai desaguar no corredor viário da Avenida Norte Sul e encurtará o caminho para quem seguirá destino à BR-101, Contorno Mestre Álvaro e Avenida Civit I.
Melhoria da infraestrutura
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura da Serra se empenhou para executar diversas obras de mobilidade urbana e infraestrutura no município. O objetivo da administração pública municipal é melhorar a qualidade de vida dos moradores da Serra com a diminuição de tempo de deslocamento; beneficiar o centro logístico da cidade, que teve um aumento de 50% no número de novos CNJPs nos últimos seis anos; incentivar rotas e um trânsito mais seguro, separando o ambiente residencial do logístico; além de tornar a cidade mais propícia para receber novos investimentos.