Combate à Covid-19: ação nas praias, abordagem a comércios e distribuição de máscaras neste fim de semana

Junto às abordagens, foram distribuídas mais de 1.000 máscaras para proteção

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação/Sedes

Mais de 160 estabelecimentos comerciais foram abordados nas operações pela Prefeitura da Serra realizadas desde o início do plano de contingência para enfrentamento da Covid-19, na última quinta-feira (18).

Realizadas durante a manhã, tarde e à noite, as operações contam com a participação das equipes da fiscalização municipal, da Vigilância Sanitária, do Departamento de Operações de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, junto com o Corpo de Bombeiros Militar.

No total, as equipes estiveram em 161 estabelecimentos dos mais diversos ramos comerciais. Junto às abordagens, foram distribuídas mais de 1.000 máscaras para proteção.

Por enquanto as notificações são de cunho orientativo, a fim de destacar a importância do decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais que não são enquadrados como atividades essenciais.

Além das operações em comércios, estão sendo feitas abordagens orientativas nas praias, ações que contarão com emprego dos guarda-vidas que atuam no município e serão intensificadas nos fins de semana.

Barreiras sanitárias

Outra medida implantada pela Prefeitura da Serra são as barreiras sanitárias, compostas por  abordagens de trânsito orientativas a respeito da importância do uso da máscara, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social e a orientação de só sair de casa em casos de muita necessidade.

Também será feita a aferição da temperatura e, caso necessário, as equipes orientarão para que a pessoa procure uma Unidade de Saúde da Serra de referência ou de seu município de origem. Em caso de apresentar algum sintoma gripal e for morador da Serra, as equipes anotarão os dados e o telefone para um posterior monitoramento que será realizado pela equipe de saúde de sua respectiva Unidade.

As barreiras sanitárias serão instaladas no Posto 10, em Manguinhos, e na BR 101, na altura de Serra Sede e contam com participação do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e da Guarda Civil Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.