Prefeitura inaugura 2ª escola com tempo integral em Divinópolis

Toda a população está convidada a participar do evento, que acontece às 19 horas, em frente à nova unidade de ensino, situada na rua Mariana, em Divinópolis

Prefeitura inaugura 2ª escola com tempo integral em Divinópolis

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Prefeitura da Serra vai inaugurar uma superestrutura nesta segunda-feira, dia 16. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Divinópolis Pastor Oliveira de Araújo será entregue para a comunidade cheia de novidades. Toda a população está convidada a participar do evento, que acontece às 19 horas, em frente à nova unidade de ensino, situada na rua Mariana, em Divinópolis.

A escola vai atender, ao todo, 550 alunos, sendo 250 alunos do 1º ao 5º ano na modalidade de tempo integral (manhã e tarde) e 300 alunos do 6º ao 9º ano no ensino regular (turno vespertino). As aulas do tempo integral começam às 7 horas e seguem até às 16 horas. Já as aulas do ensino regular iniciam às 13 horas e vão até às 17h30.

Essa será a segunda escola com tempo integral no município. A primeira com extensão de carga horária foi implantada no ano passado, em Vila Nova de Colares.

“Estamos entregando o melhor para a nossa população. São mais de 4.400 metros quadrados de área, que segue os padrões do Ministério da Educação. Tenho certeza que toda a comunidade vai aproveitar essa grande infraestrutura, que vai oferecer educação de qualidade para as nossas crianças e uma nova área de lazer para a comunidade local”, disse o prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

O prefeito adiantou que novas inaugurações estão agendadas. “A Serra está com canteiros de obras por toda a cidade. Estamos trabalhando firmes e de forma organizada para fazer muitas inaugurações durante este ano”, adiantou Audifax.

Três andares cheios de novidade

De acordo com o secretário de Educação, Gelson Junquilho, a nova escola conta com muitas novidades em sua estrutura, como áreas de lazer ampliadas, sala de recurso para aluno especial, laboratórios de informática e novos formatos e dinâmicas de ensino.

“São três pavimentos com 16 salas de aulas, sendo uma de recurso para atendimento de alunos da Educação Especial. Há também três laboratórios, sendo um de informática, outro de artes e outro de ciências. Um auditório e uma biblioteca. Todos os três andares possuem banheiros adaptados para pessoas com necessidades especiais (PNE)”, contou.

A nova escola contará também com quadra poliesportiva, com vestiários, banheiros, depósito, arquibancada externa e refletores.

Uma das novidades da superestrutura é que além da quadra poliesportiva há também uma quadra de vôlei na área externa, playground, bicicletário, praça com bancos e paisagismo contemplando árvores, plantas e gramado, segundo o secretário Junquilho.

Matrícula

Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Sedu), os interessados em estudar na unidade devem procurar a secretaria escolar.

Toda a equipe pedagógica (professores, pedagogos, coordenadores, diretor, auxiliares) já passou por formação e está pronta para trabalhar na nova estrutura. Profissionais de outras áreas como limpeza e alimentação, que são terceirizados, também já estão a postos para assumir seus trabalhos.

Aulas diferenciadas

Todos os alunos da EMEF Divinópolis Pastor Oliveira de Araújo serão surpreendidos com aulas diferenciadas.

“Os alunos do 6º ao 9º ano, do ensino regular, terão salas temáticas personalizadas. E ao invés de um professor diferente entrar na sala de aula a cada intervalo, serão os alunos que terão que se deslocar até as salas temáticas de geografia, português e matemática”, exemplificou o secretário de Educação.

Já os estudantes do 1º ao 5º ano terão aulas integradas, com a articulação das disciplinas. Além disso, os estudantes terão acesso a aulas esportivas, de música, teatro, entre outras.

Para o secretário Gelson Junquilho, investir na política educacional de tempo integral na rede pública municipal significa dar um passo mais ousado para a educação com qualidade.

“Não se trata apenas de aumentar o tempo de meninos e meninas na escola, mas contemplar as suas totalidades como seres humanos em todas as suas dimensões, como o afeto, emoção, sensibilidade e criatividade, numa escola inovadora, diferente e integrada ao seu território. A educação integral é uma das ações da política educacional da Serra, a qual denominamos: escola que acolhe, escola que transforma”, destacou o secretário.

Evento:
aberto para toda a comunidade
Data: Nesta segunda-feira, 16/03/2020
Horário: 19 horas.
Endereço: Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Divinópolis Pastor Oliveira de Araújo, situada na rua Mariana, em Divinópolis

A EMEF
Área do terreno: