Conheça uma história de vida transformada com ajuda da rede de atendimentos sociais da Prefeitura da Serra

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Marcos Sacramento/Secom-PMS

A rede de atendimentos socioassistenciais promovida pela Prefeitura da Serra ajuda a transformar vidas, como foi o caso do jovem Demilson Silva Santos, de 18 anos, que após passar um período em um abrigo, recebeu apoio da prefeitura no seu processo de emancipação.

O rapaz foi beneficiado pelo aluguel social e também teve apoio do município para obter encaminhamento para uma vaga de emprego.

A trajetória de Demilson segue um roteiro típico entre as tantas histórias de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Com 17 anos de idade, saiu de Eunápolis, na Bahia, em busca de trabalho no Espírito Santo.

Com pouco estudo, vindo de uma infância difícil e com privações econômicas, acabou ficando na rua por três dias. Após ser atendido no Centro POP, foi encaminhado ao Conselho Tutelar e depois para um abrigo, sendo posteriormente encaminhado para a Rede Aica, umas das entidades que possui parceria com a Secretaria de Assistência Social do município.

Pela rede, passou a morar na Casa Lar Padre Rafael Dimicolli, Acolhimento Institucional executado pela Rede Aica. Lá, ele foi encaminhado para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a fim de retomar os estudos.

"Quando ele chegou para nós, havia essa proposta de trabalhar essa autonomia, essa emancipação, porque ele era um menino que já ia completar 18 anos. Ficamos com a incumbência de trabalhar nesse curto período, para fazer e acompanhá-lo nesse processo de emancipação. Ele foi encaminhado para a escola e para o curso de panificação”, explica a coordenadora da Casa Lar, Kathierline Martins Garcia.

Neste curso ele aprendeu a fazer pães, biscoitos e sonhos, que passaram a ser comercializados para proporcionar uma renda a Demilson. Entre os sonhos estão o de concluir os estudos e abrir o próprio negócio.

"Estou muito feliz com coisas que eu nunca imaginaria conquistar, em ter, com essas oportunidades que estão surgindo na minha vida. Meu foco daqui pra frente é crescer, expandir, ter meu próprio negócio e ajudar os outros, da mesma forma que eles estão me ajudando”, disse Demilson, que atualmente cursa a quinta-série na rede municipal de ensino da Serra.

Na Rede Aica, ele teve oportunidade também de praticar esportes como futebol,  basquete, vôlei, boxe e capoeira, além de correr e ir à praia.

A secretária de Assistência Social, Cláudia Maria, falou sobre o trabalho que possibilita a transformação de vidas.

“Demilson é um adolescente que  possui determinação para alcançar seus sonhos e que se fortalece aqui no município pelos Serviços que trabalham em Rede para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. O que fazemos é criar mecanismos e uma política que dê condições para que esses sonhos se tornem realidade”, afirmou a secretária.

Por meio do aluguel mantido pela Secretaria de Habitação, ele vai morar, em um imóvel que já está mobiliado, pronto para ser habitado. Em breve ele começa os trabalhos no supermercado, emprego obtido também com apoio da prefeitura, por meio de encaminhamento da Secretaria de Trabalho e Renda.