Veja as dicas de quem conseguiu emprego na quarentena

Otoniel Timóteo da Silva é uma das pessoas que conseguiu emprego com ajuda do Sine da Serra. Ele já está trabalhando

Veja as dicas de quem conseguiu emprego na quarentena


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

A crise provocada pelo coronavírus afetou a economia e, consequentemente, o mercado de trabalho em todo o país. Algumas pessoas tiveram suas jornadas de trabalho e seus salários reduzidos neste período em que a movimentação econômica está menor ou até perderam seus empregos. Por outro lado, teve gente que não desistiu de procurar uma oportunidade e conseguiu emprego novo durante a pandemia da Covid-19.

A conquista do emprego novo foi possível para a Darlene, para o Otoniel e para o Renato, por exemplo, com a ajuda do Sine da Serra, que não está realizando atendimento presencial no Pró-Cidadão, mas encontrou outras formas de auxíliar os moradores do município. Seja por telefone, email ou pelo Portal Serra + Emprego (http://maisemprego.serra.es.gov.br/), o trabalhador fica sabendo das oportunidades e recebe ajuda para conseguir se candidatar.

Da mesma forma, o trabalho de captação de vagas continua. A equipe do Sine da Serra busca junto às empresas as vagas disponíveis para oferecer aos interessados.

Veja abaixo as dicas de quem buscou emprego mesmo durante a pendemia e se deu bem:                             

Uma semana no novo emprego

Faz uma semana que Otoniel Timóteo da Silva, de 39 anos, está trabalhando como pedreiro no novo emprego. Ficou cinco meses sem trabalho fixo, trabalhando de “bicos” e, com poucos dias que estava monitorando pelo portal Serra + Emprego as vagas de emprego oferecidas pelo Sine da Serra, ele achou uma vaga que procurava.

“Fiquei acompanhando pelo site e quando vi a vaga de pedreiro, liguei para o telefone de atendimento do Sine. Recebi a carta de encaminhamento no meu email com as orientações. No mesmo dia eu fui na empresa e fui contratado”, contou o morador de Novo Porto Canoa.

Otoniel ficou conhecendo o portal Serra + Emprego durante um atendimento no Sine. “De casa mesmo a gente acompanha, o site é bem feito”. Para ele, as pessoas não podem e não devem desistir de procurar emprego, mesmo neste período mais difícil. “Tudo tem seu momento certo para acontecer. Eu não desisti e deu certo”.

Construção de parque

Renato Marçal de Souza está trabalhando, desde o final de abril, na construção de um parque em Bicanga como bombeiro hidráulico. Desde novembro de 2019 sem trabalhar regularmente, apenas realizando trabalhos temporários, ele conta que agora está igual “pinto no lixo” com o novo emprego de carteira assinada.

“É uma benção ter carteira assinada de novo. Eu tenho mais de 30 anos de experiência na carteira em várias funções, inclusive como bombeiro também. Agora estou tranqüilo”, conta.

Renato, que tem 51 anos, conta que, assim como as outras pessoas que conseguiram emprego neste período de isolamento, ele achou sua oportunidade pelo site do Sine da Serra.

“Eu já sabia do site há algum tempo, mesmo antes desta pandemia, eu sempre olhava as vagas e ia ao Sine quando tinha uma oportunidade que me interessava. Dessa vez, olhei a vaga e liguei para os números que estão fazendo atendimento. Imprimi a carta de encaminhamento na lan house. Fui na empresa e no mesmo dia fiz os exames para começar a trabalhar”.  

A dica que Renato dá para quem também está desempregado é olhar o site todos os dias. “Eu consegui e já falei pra um amigo que está procurando emprego. Tem que abrir o site todos os dias que uma hora dá certo”.

Segurança para a família

Por causa da determinação de fechamento do comércio, Darlene da Trindade Silva, de 34 anos, ficou sem a renda que tirava por trabalhar como autônoma em uma lojinha na Serra. No portal Serra + Emprego, ela cadastrou seu email no Alerta de Vagas e seguiu à risca as recomendações para quem busca uma oportunidade: todos os dias ela olhava se tinha vaga aberta de acordo com seu perfil. 

“Todo dia depois de 18 horas chegava email pra mim com as vagas, até que um dia eu vi a vaga de auxiliar de limpeza. Meu marido foi ao Sine da Serra no dia bem cedinho, porque a gente não sabia que não estava atendendo. Ele me falou que o atendimento estava sendo feito por telefone e eu liguei para me candidatar à vaga”, contou.

Darlene também cadastrou no site Emprega Brasil, do Governo Federal, suas informações pessoais e de experiências de trabalho. “O atendente do Sine me ajudou e eu recebi a carta de encaminhamento no email. Liguei para a empresa, agendei a entrevista e já está tudo certo para eu começar a trabalhar”.

Agora, a moradora de Feu Rosa está acompanhando o portal para conseguir uma vaga para o marido, que está desempregado.  “Ter um emprego com carteira assinada de novo é uma segurança, me dá estabilidade para ajudar minha família”.

Para quem também está precisando de emprego, ela dá algumas dicas que a ajudaram: “É importante olhar o site, ele ajuda muito e mesmo quando voltar o atendimento no Sine, a gente não precisa acordar cedo e ir lá sem saber se tem a vaga. E também é muito importante estar disponível para aceitar as oportunidades que aparecerem, não ficar escolhendo”.