Controladoria realiza treinamento para Representantes e Suplentes do Serviço de Acesso a Informação ao Cidadão

Texto: Bianca Oliveira - Foto: Divulgaçaõ/CGM

Na manhã desta sexta-feira,19, a Controladoria-Geral do Município (CGM) realizou um Treinamento para os Representantes e Suplentes do Serviço de Acesso à Informação ao Cidadão, e-SIC. A capacitação foi feita de forma on-line, via Zoom, das 13h30 às 12 horas.

O Controlador-Geral, Victor Leite, ressaltou a importância do treinamento.

“É fundamental para que a gente possa capacitar e integrar os representantes das demais secretarias, bem como para que a gente consiga entregar ao cidadão as informações, que não sejam classificadas por algum sigilo, no tempo e na forma desejada”, ponderou;

Participaram do treinamento representantes de todas as secretarias da prefeitura, durante a palestra foi explicado o passo a passo de como funciona o sistema e-Sic,

O sistema funciona da seguinte forma: Quando uma pessoa demanda o e-Sic, a demanda vai para a Controladoria-Geral, e logo depois é encaminhada para a secretaria apropriada responder.

A demanda chega na secretaria sem a identificação  de quem está solicitando a informação, garantindo a integridade do processo. Todas as demandas têm um prazo para serem respondidas pelas secretarias, sendo enviadas novamente para a Controladoria, que analisa a resposta e envia a informação para a pessoa que solicitou.

Caso o cidadão não fique satisfeito com a resposta, pode questionar e a secretaria ter que justificar a resposta. O sistema também gera relatórios do que é respondido, ou seja, mostra o número de pedidos de informação.

O subsecretário de Transparência e Combate à Corrupção, Emiliano Ricas, também falou sobre o treinamento. Segundo ele, foi muito produtivo e de suma importância para o bom funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão, garantindo que a Prefeitura Municipal da Serra seja destaque nacional em transparência além de promover a integração institucional com as demais secretarias da prefeitura, ressaltou.