Covid-19: Testagem rápida de segunda a sexta no Laboratório Central Municipal

Não há necessidade de agendamento, nem tampouco de encaminhamento médico

Covid-19: Testagem rápida de segunda a sexta no Laboratório Central Municipal

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Secom-PMS

A partir desta semana, a Saúde da Serra volta a realizar testagem rápida para a Covid-19 de segunda a sexta, no Laboratório Central Municipal, localizado em Jardim Limoeiro. Não há necessidade de agendamento, nem tampouco de encaminhamento médico.

Basta comparecer ao local, das 8h às 12 horas e das13h às 18 horas e apresentar documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS. O resultado sairá em poucos minutos.

Queda na demanda

O serviço de testagem para a Covid-19 acompanha a demanda, ou seja, a procura pelo serviço. Em novembro de 2022, quando nos deparamos com mais uma onda que provocou aumento de casos da doença, o serviço no Laboratório Central Municipal passou a ser realizado de segunda a segunda, das 8h às 12 horas e das 13h às 18 horas. Até então, o atendimento ocorria apenas de segunda a sexta até as 13h.

Uso obrigatório de máscara nos serviços de saúde

O uso de máscara continua obrigatório nos serviços de saúde da Serra. A Secretaria de Saúde da Serra publicou, no Diário Oficial, o decreto nº 2.689 (11 de abril de 2022), que estabelece a manutenção do item individual de segurança, apesar da flexibilização para seu uso em outros locais, sejam eles abertos ou fechados.

O documento mantém a obrigatoriedade do uso da máscara para acessar e permanecer nas Unidades Assistenciais de Saúde, como: Unidades de Saúde, Centro de Atenção Psicossocial (CAPs), Ambulatório Municipal de Especialidades (AMES), Laboratório Central Municipal, Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O decreto também inclui sua obrigatoriedade em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).