Dia 02 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil

A literatura infantil favorece o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo das crianças

Dia 02 de abril é o Dia Internacional do Livro Infantil


Texto: Andreia Soares - Foto: Freepick

No dia 02 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. A literatura infantil é rica em desenhos, cores, brilho e texturas. Todos esses itens são essenciais para prender a atenção da criança e transformar a leitura em um momento especial. 

A leitura ajuda a criança a dar asas à imaginação, desenvolver a criatividade e crescer feliz, forte e segura. Por isso, é de suma importância que todas as crianças tenham acesso às literaturas infantis.

A subsecretária pedagógica da Serra, Luciana Galdino, destacou que a “literatura infantil favorece o desenvolvimento social, cognitivo  e afetivo das crianças, além da imaginação e criatividade”.

Há ainda, várias opções de e-books ou livros digitais. “Nesses tempos pandêmicos, as redes virtuais viabilizam o acesso a inúmeras literaturas sem, contudo, ferirem os direitos autorais. A exemplo disso, iniciativas da prefeitura da Serra, privadas e do governo federal, oferecem materiais para crianças, suas famílias e professores”, completou Luciana. 

Plataforma da Sedu disponibiliza livros

A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) mantém atualizada a plataforma educacao.serra.es.gov.br, com sugestões de livros infantis de diversos autores e editoras. Todo o acervo é gratuito e de fácil acesso. 

Luciana Galdino chamou a atenção para que “a data comemorativa não seja somente uma data, mas um estilo de vida”. 

Livros disponíveis

Veja abaixo alguns títulos disponíveis na plataforma educacao.serra.es.gov.br:

- As três perguntas do rei - Sandra Aymone - Editora Fundação EDUCAR DPASCHOAL

- O ratinho rói-rói - Lenira Almeida Heck - Editora UNIVATES

- A bruxa e o caldeirão - José Leon Machado - Editora Vercial

- Cafuné - Marco Hailer - Editora Fundação EDUCAR DPASCHOAL

- Diogo e Olívia - Patrícia Engel Secco - Editora Fundação EDUCAR DPASCHOAL

- Juliana pra lá de bacana - Cláudia Cotes - Editora Fundação EDUCAR DPASCHOAL

Dicas para o momento da leitura

Para um momento de leitura mais produtivo com as crianças, pais ou responsáveis devem preparar o ambiente, como o quarto ou a sala e desligar a televisão ou qualquer outro aparelho eletrônico que possa atrair a atenção dos pequenos. O período de leitura deve ser pelo tempo que a criança demonstrar interesse.

Quando a criança já souber ler, ofereça livros coloridos ou para colorir, com desenhos para serem completados pela própria criança e de preferência com texturas variadas nas páginas. Em caso de livro virtual valem praticamente as mesmas dicas.

Baixe livros que estejam disponíveis e opte por títulos digitais coloridos, com texto mais curto e muito desenho, que facilitam a associação da leitura com as imagens, ajudando na fixação do que foi lido, de forma a estimular a criatividade.