Dia da Árvore: Mestre Álvaro é reduto de 23 espécies em risco de extinção

Entre os dias 23 e 27, será realizado plantio de mudas da Mata Atlântica em espaços públicos da cidade

Dia da Árvore: Mestre Álvaro é reduto de 23 espécies em risco de extinção

Texto: Gabriela Conti - Foto: Divulgação

Neste dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. O município da Serra possui mais de 150 mil árvores. E pertinho da área urbana, no Mestre Álvaro, há uma extensa área de proteção ambiental, contemplada com fragmentos da Mata Atlântica.

Na Área de Preservação Ambiental (APA) do Mestre Álvaro podem ser encontradas 372 espécies de plantas, incluindo árvores. As espécies mais comuns na área são parentes do feijão, das orquídeas, das quaresmeiras e do café.

“Entre as quaresmeiras, que são aquelas plantas de flores rosas e roxas que florescem principalmente no período da quaresma e é muito comum nas nossas matas, chama a atenção três exemplares que são pouco conhecidos e ameaçados de extinção: Behuria mestrealvarensis, que só é conhecida, até o momento, aqui no Mestre Álvaro e foi descoberta em 2014; a Bertolonia ruschiana e a Leandra triantha, que também são encontradas na região serrana”, explicou a bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Rosa Ramaldes.

Outra curiosidade é a abundância de plantas da família do hibisco. São 17 espécies no Mestre Álvaro, entre elas, grandes árvores, como o algodão-do-mato e a paineira-rosa. Já na família da acerola, são 10 espécies, principalmente de trepadeiras de flores amarelas.

“Há no Mestre Álvaro 23 espécies em risco de extinção. A proteção de nossas plantas é importante para a conservação do solo, manutenção das nascentes e dos animais na floresta, já que eles dependem das espécies de plantas para alimentação ou abrigo”, concluiu.

Mês da Árvore

A Prefeitura da Serra está comemorando o Mês da Árvore com intensa programação. Entre os dias 23 e 27, vamos realizar plantio de mudas da Mata Atlântica em espaços públicos, como postos de saúde, unidades municipais de ensino, dentre outros. Serão plantadas até 10 espécies da Mata Atlântica (aroeira, ipê-branco, pau-ferro, pau-brasil e pata-de-vaca) com até 1,5m de altura.