Dia da Consciência Negra: conheça a história de Chico Prego

Na Serra, Chico Prego é a representação de uma das maiores revoluções que aconteceram no Espírito Santo

Dia da Consciência Negra: conheça a história de Chico Prego

Texto: Munik Vieira - Foto: Secom/PMS

Hoje, dia 20 de novembro, é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra. É importante lembrar da histórica luta do povo negro por respeito, dignidade e identidade. Diante disso, você conhece a incrível história de Chico Prego?

Na Serra, Chico Prego é a representação de uma das maiores revoluções que aconteceram no Espírito Santo. Chico, que era escravo, foi líder da revolução em Queimado, morto por enforcamento no município em 11 de janeiro de 1850.

Em 19 de março de 1849, escravos da localidade de São José do Queimado, hoje distrito de Queimado, se revoltaram por causa de uma promessa do frei italiano Gregório José Maria de Bene. Se os escravos construíssem a igreja de São José, teriam alforria, mas isso não aconteceu.

Mais de 300 homens, mulheres e até crianças participaram dessa rebelião capitaneada por Chico Prego, João da Viúva, Elisiário e muitos outros líderes que articularam seu povo para tomar a liberdade com as próprias mãos. A insurreição foi um movimento tão forte que para contê-la foram necessárias forças vindas do estado do Rio de Janeiro, além das capixabas.

Os rebelados foram presos e julgados, cinco deles condenados à morte. Um dos líderes da Revolta, Elisiário, escapou da cadeia e refugiou-se nas matas do Morro do Mestre Álvaro e nunca mais foi recapturado. Chico Prego foi capturado e enforcado, em 11 de janeiro de 1850.  Hoje, ele nomeia a Lei de Incentivo Cultural do Município.

O sítio histórico do Queimado, que foi palco do principal movimento contra a escravidão no Espírito Santo: a Insurreição do Queimado, fica localizado a cerca de 25 quilômetros da capital do Estado, Vitória.

Sobre o Dia Nacional da Consciência Negra

O dia 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, escravo que morreu lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo é uma região que tinha como função lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

Atividades na Serra comemoram o Dia Nacional da Consciência Negra

Novembro Negro 2019 é um evento promovido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, por meio do Departamento de Igualdade Racial, que promove palestras, debates, seminários e apresentações culturais.

As atividades vão até o dia 29 deste mês. Segundo a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Lourência Riani, nesta edição do evento permeiam o calendário temas como empoderamento da mulher negra, diversidade sexual, padrões estéticos, diálogo com alunos do ensino fundamental, igualdade e proteção dos direitos da população negra e intolerância.

“Algumas atividades do Novembro Negro também trabalharão questões relacionadas à mulher e à juventude, sempre com o viés racial. As atividades servem como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. O dia da Consciência Negra é um dia de reafirmar nossa luta pela valorização da cultura afro-brasileira, contra a discriminação e intolerância em escolas, espaços culturais e nas ruas”, disse.

Programação Novembro Negro

Encontro de Saberes na Comunidade Matriz Africana

Vila Nova de Colares

Formação para Servidores da SEDIR - Racismo Institucional, Religião e Gênero