Dia do Mestre: Prefeitura realiza programação especial

Durante dois dias, alunos da rede municipal vão visitar o morro e aproveitar as atividades, na APA Mestre Álvaro.

Dia do Mestre: Prefeitura realiza programação especial


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Divulgação/Semma

São muitas as histórias contadas ao longo dos anos sobre a origem do nosso famoso Morro Mestre Álvaro. Reza lenda que antes de ser morro, era protagonista de história de romance e ainda, há quem diga, que o Mestre Álvaro recebeu este nome porque ali morava um mestre de carpintaria, de nome Álvaro e sempre que alguém o procurava para algum serviço dele, dizia: "Vou ao Morro do Mestre Álvaro". 

Independente dos ditos populares, o Mestre Álvaro é de extrema importância em vários aspectos para o município. Do turismo ao meio ambiente, da biologia ao esporte, nos agrega educação, beleza e saúde.

Às vezes, tema de livros. Às vezes, inspiração para arte. Nos encanta com sua fauna e sua flora, é um presente e também uma responsabilidade para a cidade e, nesta semana, vamos comemorar a sua existência. 

Nesta quinta-feira (17) e sexta-feira (18) de novembro, a prefeitura da Serra, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, em parceria com a secretaria de Educação, preparou uma super programação para o aniversário do Mestre Álvaro. Durante os dois dias, os alunos da rede municipal vão visitar o morro e aproveitar as atividades, na APA Mestre Álvaro. 

Vão fazer parte dessa festa parceiros com vivência e experiência na APA Mestre Álvaro, como: Amigos do Mestre, Guardiões do Mestre Álvaro, Projeto Conectar e a autora do livro Chapéu, que estará fazendo a entrega dos livros, parte do Projeto Vamos Ler, uma ação do LiteraSerra, apoiada pela ArcelorMittal. 

Giovana Nascimento, Gerente de Projetos, falou sobre a literatura na educação ambiental e a gratificação de poder usar uma parte da história da cidade como tema. 

“Entendo que a Literatura e Educação Ambiental são ações que atravessam todos os percursos pedagógicos. O Dia do Mestre vem potencializar esses eixos que fazem parte do cotidiano da vida escolar e que chega na vida pessoal de cada estudante. Essas ações fazem com que os estudantes possam experimentar todas as áreas de conhecimento”, explicou.

 

PROGRAMAÇÃO

17 de julho (quinta)

08h às 11h - Projeto Conectar - APA Mestre Álvaro

13:30 às 16h - Guardiões do Mestre - Conhecendo o Mestre Álvaro

 

18 de julho (sexta)

08h às 11h - Amigos do Mestre - palestra sobre o Projeto Tororó

14h às 16:30h - Projeto Vamos Ler, Contação de história, Música “Chapéu do Mestre” - Igor Câmara Luiz (Gefor) e Joana Herkenhoff (Gefor), entrega do livro e sessão de autógrafo com a autora do livro.