Dicas para que as compras do Natal não virem dor de cabeça no Ano Novo
É importante se informar sobre a política de trocas ao fazer a compra
Texto: Marcos Sacramento
- Foto: Edson Reis/Secom-PMS
O Natal é a data mais importante do comércio, movimentando a venda de uma enorme gama de itens destinados aos mais variados perfis de consumidores. Por isso, é importante estar alerta para as dicas do Procon Serra para que as compras do período natalino ocorram sem transtornos.
Entre as dicas, uma merece destaque especial neste período. Trata-se da questão das trocas de presentes que não apresentam vícios ou defeitos de fabricação. De acordo com a lei, a troca de mercadorias devido a tamanho inadequado ou por questões de gosto não é obrigatória. Assim, é importante se informar sobre a política de trocas ao fazer a compra.
Abaixo estão as orientações do Procon Serra para que as compras do Natal não se transformem em dor de cabeça no Ano-Novo:
1) Exija a nota fiscal do produto, documento que comprova a relação de consumo e será necessário em caso de reclamações;
2) Preste atenção nas informações das ofertas e promoções;
3) Analise os prazos de garantia e as possibilidades de trocas em casos de defeitos. Bens não duráveis, como alimentos e cosméticos, têm um prazo de garantia de 30 dias; enquanto os bens duráveis (calçados, roupas, bolsas) têm um prazo de 90 dias;
4) Os estabelecimentos não são obrigados a efetuar a troca de produtos que não apresentem vício ou defeito, por isso, informe-se sobre a política de trocas da loja;
5) Ao ganhar roupas de presente, não retire a etiqueta antes de provar a peça, porque vai ser o comprovante na hora da troca.
6) Se for realizar a compra pela internet, fique atento à segurança dos sites, observe o prazo de entrega e se há cobrança de frete;
7) Em caso de compras de brinquedos, o consumidor deve checar se a embalagem traz o selo do INMETRO e, ainda, se o brinquedo é apropriado para a idade da criança;
Atendimento
O Procon Serra funciona das 8 às 17 horas e está situado no Pró-cidadão, na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe, com atendimento realizado por meio de agendamento pela internet. Para isso, basta acessar o link http://agendamento.serra.es.gov.br/ e seguir os passos necessários para marcar a data e horário do atendimento.
Em caso de dúvidas, o consumidor pode ligar para o telefone (27) 3252-7243. Denúncias podem ser feitas pelo número (27) 3252-7242.