Direitos e Garantias para as Mulheres é tema de live

O encontro será nesta quarta-feira (26)

Direitos e Garantias para as Mulheres é tema de live


Texto: Djeisan Maria - Foto: Freepik

A Lei Maria da Penha, o direito ao uso do nome social nos serviços do Sistema Único de Saúde e a Lei de Cotas são conquistas sociais que beneficiam as mulheres. Mas ainda há muito a ser alcançado para equiparar direitos com o mundo masculino, principalmente quando se fala de mulheres trans - aquelas que identificam com o gênero feminino sendo biologicamente do sexo oposto.

As mulheres trans sofrem diariamente com o preconceito e a discriminação. Depoimentos dão conta de que sofrem violência verbal no transporte público e não conseguem emprego formal porque a imagem incomoda a muitos, eentre outros tipos de exclusão.

Por isso, a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) promove o encontro virtual para debater os direitos humanos das mulheres no contexto do movimento LGBTI+ na próxima quarta-feira (26). O evento acontece no canal EducaSerra, no Youtube, a partir das 14 horas.

A coordenadora da Divisão de Promoção da Igualdade de Gênero da Seppom, Layza Lima, informa que esse é um dos eventos promovidos em alusão ao Dia de Combate à LGBTfobia – 17 de maio. 

“Durante a live vamos ter muita informação e debate sobre a conjuntura machista, racista e LGBTfóbica  vivenciada pelas mulheres. Vamos falar também sobre direitos e conquistas legais no enfretamento à violência de gênero e demais expressões e identidades”, explicou Layza.

A secretária titular da Seppom, Gracimeri Gaviorno, pontuou que falar sobre as garantias legais e marcos jurídicos que garantem a promoção e a cidadania destas mulheres em uma sociedade machista é de suma importância.  

Para assistir ao encontro basta acessar o endereço: https://www.youtube.com/channel/UCL3c92T--cbRermt50s_BZQ .

 

Live  “ Direitos Humanos das Mulheres no contexto do movimento LGBTI+

DATA: 26/05 - quarta-feira

Horário: 14 horas

Onde: EducaSerra no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCL3c92T--cbRermt50s_BZQ .

Mediadora -  Vanessa Santa Barbara - subsecretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra, presidente do Conselho Municipal de Mulheres da Serra e advogada

Convidadas:

Alessandra Ramos - Instituto Transformar RJ e Coordenadora de Área de Mulheres Trans da Aliança Nacional LGBTI+.

Hellen Brizzart: mulher trans ativista e estudante de Direito.

Roberta Fernandes Goronsio - advogada, membro dos coletivos Divergente e Resisto ES, e vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/ES.