Dirigir usando o celular é a infração mais comum na Serra

Foram registradas 1.908 infrações, que podem resultar em multas de R$ 130,17 e perda de quatro pontos na carteira

Dirigir usando o celular é a infração mais comum na Serra


Texto: Marcos de Oliveira - Foto: Site PixaBay

Dirigir segurando o telefone celular foi a infração com mais notificações realizadas pelo Departamento de Operações de Trânsito (DOT) de janeiro a setembro deste ano. No período, foram registradas 1.908 infrações, que podem resultar em multas de R$ 130,17 e perda de quatro pontos na carteira.

A segunda infração mais comum no município nesses nove meses foi estacionar em desacordo com a regulamentação de estacionamento rotativo, com 1.708 casos, seguido de estacionar em local ou horário proibidos pela sinalização, com 1.648 notificações.

A orientação para evitar essas multas é simples: praticar a direção defensiva, obedecer a legislação e ter atenção quanto à sinalização da via. Com essas práticas, é possível evitar as multas e ainda prevenir acidentes graves, que podem ser provocados, por exemplo, quando o motorista usa o celular enquanto dirige.

No total, de janeiro a setembro, foram registradas 13.152 multas pelo DOT . Entre as dez mais comuns, além das citadas acima, estão “executar conversão em local proibido”, “deixar o condutor de usar cinto de segurança”, “avançar o sinal vermelho”, “estacionar no passeio”, “estacionar ao lado ou sobre o canteiro central” e “estacionar junto a ponto de embarque e desembarque de transporte coletivo”.