DOT no parque: mais de 500 crianças participam de ações de educação para o trânsito

A abordagem nas escolas é uma ação contínua do Núcleo de Educação, mas que nesta ocasião, marca o início de um projeto importante para o município

DOT no parque: mais de 500 crianças participam de ações de educação para o trânsito


Texto: Miranda Perozini - Foto: DOT

Um trânsito mais seguro é prioridade na Serra. Por isso, ensinar à criançada as noções de responsabilidade e segurança na via é um compromisso do Departamento de Operações de Trânsito (DOT).

Por isso, nesta Semana Nacional de Trânsito, mais de 500 crianças de escolas municipais participam de ações educativas conduzidas pelo Núcleo de Educação para o Trânsito (Net).  A mobilização começou na segunda (19) e vai até esta sexta-feira (23), no Parque da Cidade, em parceria com a Secretaria de Educação. 

A abordagem nas escolas é uma ação contínua do Núcleo de Educação, mas que nesta ocasião, marcam o início de um projeto importante para o município. 

“Estes encontros durante a Semana Nacional de Trânsito marcam a chegada do projeto Transitando. É a porta de entrada da educação para o trânsito nas escolas, como uma disciplina transversal. Ou seja, agora isso está na grade curricular do município”, explica o diretor do DOT, Fábio Alves. 

Ao todo, 530 crianças encontraram as equipes do DOT esta semana, durante todo o dia. As EMEFs Sônia Regina, Angela Maria Pereira Barcelos e Leonel de Moura Brizola vivenciaram momentos marcantes no Parque da Cidade. 

“Buscamos mostrar às crianças o dia a dia do trânsito de forma lúdica. Com um jogo coletivo, passeamos por diversas situações vividas na rua, e explicamos como agir com segurança. Também levamos palestras, jogos de colorir e outras brincadeiras", explica. 

Segundo a secretária de educação Fabiana Negrelli, a escola é o melhor ambiente para se ensinar a educação para o trânsito. “Temos trânsito nas escolas também, nos corredores, regras a seguir, o trânsito está em todos os lugares, e é feito por todos nós. Estamos muito felizes com esta nova medida", comenta. 

Transitando 

O Projeto Transitando é uma iniciativa da Prefeitura da Serra por meio do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) em parceria com a  Secretaria de Educação. 

Entregue nests segunda-feira (19), o projeto vai inserir de forma transversal a disciplina de trânsito na grade curricular dos alunos de escolas municipais. Para isso, os professores receberão uma capacitação específica.

As ações do Transitando já estão em vigor.