Drogas e alcoolismo: Dia nacional lembra importância do tratamento

A prefeitura oferta tratamento por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), e do CAPS Infantojuvenil (CAPSi)

Drogas e alcoolismo: Dia nacional lembra importância do tratamento

Texto: Amanda Amaral - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Para alertar a população sobre os problemas decorrentes do uso de substâncias psicoativas, foi instituído o dia 20 de fevereiro como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

Para atender esses pacientes, a Prefeitura da Serra oferta tratamento por meio do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas (CAPS AD), localizado em Parque Residencial Laranjeiras, e do CAPS Infantojuvenil (CAPSi), em Morada de Laranjeiras.

O CAPS AD atende pessoas acima de 18 anos com problemas decorrentes do álcool e outras substâncias psicoativas. O objetivo é a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. O tratamento não é distinto por idade e leva em consideração a individualidade e necessidade de cada paciente.

O local oferece tratamento com equipe multidisciplinar (clínico, psicólogo, assistente social e de enfermagem), dispensação de medicação, quando necessário, oficinas e grupos terapêuticos de música e pintura.

As atividades musicais geraram a formação de um grupo de canto, como parte do tratamento. Eles costumam se apresentar em datas especiais da cidade e eventos de promoção da saúde. Também são realizadas exposições no município com as pinturas e obras produzidas pelos pacientes durante suas atividades.

Já o CAPSi atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos com comprometimento psíquico como autismo, psicoses, neuroses graves, bem como necessidades decorrentes do uso de álcool e substâncias psicoativas.

A prefeitura também realiza o acolhimento por meio das equipes de saúde mental das Unidades Regionais de Feu Rosa, Jacaraípe, Serra Dourada, Novo Horizonte, Boa Vista e Serra-Sede.