'Elevar a autoestima é fundamental para seguir em frente', diz paciente na luta contra o câncer

Nilda recebeu peruca na AACC nessa quarta-feira (21)

'Elevar a autoestima é fundamental para seguir em frente', diz paciente na luta contra o câncer


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Everton Nunes - Secom/PMS

A artesã Nilda Bernardo, 54 anos, frequenta a Associação de Apoio no Combate ao Câncer (AACC) de Vitória há dois meses e, nessa quarta-feira (21), recebeu uma das 10 perucas doadas ao local por meio de uma parceria entre a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres da Serra (Seppom) e a empresária Maria Núbia, que confeccionou as peças.

Moradora da Serra, Nilda conta que descobriu o câncer em setembro do ano passado e, após a primeira sessão de quimioterapia, viu os cabelos de que tanto gostava começarem a cair. Optou por raspar a cabeça e começou a usar o lenço. Ontem, ela recebeu uma peruca natural gratuitamente na AACC. “Eu já havia tentado usar a peruca sintética, mas não consegui me adaptar, e a versão com fios naturais era muito cara, então não tinha condições de adquirir”, explica a artesã.

Radiante com o novo visual, Nilda comenta, ainda, que o acessório ficou muito parecido com seu cabelo original. “A cor, o volume e até a textura dos fios estão muito parecidos. Ficou perfeita, parece que foi feita para mim!".

Com a autoestima ‘nas alturas’, ela agradece e conta que “uma das coisas mais importantes no tratamento é estar com o emocional bom. Sem autoestima, é difícil seguir adiante. Mas quando nos sentimos bem ao olhar para o espelho, fica muito mais fácil encarar esse desafio”, conclui Nilda.

Doações e voluntariado

Todas as peças foram confeccionadas pela empresária Maria Núbia, que atua no ramo de perucas há 20 anos. Ela faz trabalho voluntário para a Associação de Apoio no Combate Ao Câncer (AACC), a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci) e o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim, fornecendo perucas gratuitas para pacientes em tratamento contra o câncer.

A doação feita nessa quarta-feira é fruto de uma parceria com a Seppom, que promoveu um Dia D de doação de cabelos no ano passado, no qual foram arrecadados, ao todo, 16 metros e 40 centímetros de mechas.

E quem quiser também pode contribuir doando cabelo para a AACC, que fica na Av. Marechal Campos, 1033, Santos Dumont, Vitória. Mais informações pelo telefone 3204-7800.