Equipes de saúde da Serra realizam ações de prevenção ao diabetes

Nesta sexta (24) haverá bate-papo, lanche partilhado e testagem, em Barcelona. Na segunda (27), será a vez da equipe de Serra Dourada se mobilizar.

Equipes de saúde da Serra realizam ações de prevenção ao diabetes


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Everton Nunes Secom-PMS

A manhã desta sexta (24) será voltada para o tema diabetes. Bem, pelo menos para os alunos que participam do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef) de Barcelona. Das 7h às 11 horas as equipes da Unidade Básica de Saúde de Barcelona vão realizar algumas ações voltadas para a prevenção e controle da doença. É a Saúde da Serra cuidando do bem-estar da família serrana! A mobilização tem a ver com o Dia Nacional do Diabetes, comemorado dia 26 de junho.

Será na Associação de Moradores do bairro. O combinado foi o seguinte: os alunos chegarão ao local em jejum, para a realização do teste de glicemia e aferição de pressão. Depois, com todo mundo testado e orientado, eles participarão de um lanche partilhado.

Fechando a programação, uma psicóloga, um professor do Proef e uma nutricionista da Prefeitura da Serra vão bater um papo com os participantes do evento sobre o diabetes, ansiedade, alimentação correta e a importância do exercício físico.

Atualmente, o Programa de Orientação ao Exercício Físico em Barcelona conta com 236 alunos cadastrados, estando entre 160 e 180 ativos nas atividades. E por falar em atividades, animou para saber quais são? Como fazer parte?

Todas as terças e quintas, das 13h às 16 horas, acontece o vôlei adaptado, no ginásio de esportes de Barcelona. A ginástica também faz o maior sucesso entre os atletas. As aulas acontecem segundas, quartas e sextas, em três horários: 6h30, 7h20 e 8h, também no ginásio.

Para fazer parte desse time, basta ir à UBS do bairro, com documento pessoal com foto, CPF ou cartão do SUS e se inscrever.

Na segunda (27)

Na segunda (27), das 8h às 17h, será a vez das equipes de saúde da Unidade Regional de Saúde de Serra Dourada fazer um plantão de Hiperdia, em parceria com a Multivix-Serra.

Em uma tenda montada na URS, serão realizados vários serviços, indo desde orientação nutricional até atendimento de enfermagem. A ação vai contar, ainda, com aferição de pressão arterial, testagem de glicemia, cálculo e avaliação do Índice de Massa Corpórea (IMC), além da realização de atividades físicas pela equipe do Proef e um café da manhã.

Hiperdia

Com o objetivo de trabalhar a prevenção e a redução dos agravos causados pela hipertensão e o diabetes, a Prefeitura da Serra oferece, aos munícipes, o Hiperdia.

Disponível em todas as Unidades de Saúde do município, o programa conta com ações voltadas para a educação em saúde, consultas médicas, atendimento com enfermeiros, nutricionistas e orientação ao exercício físico.

O acesso é via Unidade de Saúde. Os pacientes hipertensos e/ou diabéticos são cadastrados e acompanhados por meio do sistema informatizado e-SUS, que possibilita conhecer o número real desses pacientes no município. No caso de indicação, os munícipes são regulados para atendimento com especialistas.

Vale a pena ressaltar que, além das orientações, dos exames clínicos e laboratoriais, a Saúde da Serra também disponibiliza os medicamentos como insulina, lanceta e fitas para os diabéticos entre outros medicamentos, em todas as farmácias das Unidades Regionais de Saúde bem como em algumas Unidades Básicas.