Escolas da Serra comemoram o Dia Nacional de Libras

A EMEF Feu Rosa é pioneira no Projeto Piloto ?Libras na Escola?.

Escolas da Serra comemoram o Dia Nacional de Libras


Texto: Núbia Nascimento - Foto: Edson Reis/Secom

Nesta segunda-feira, 24 de abril, é comemorado o Dia Nacional de Libras. A data foi escolhida de forma especial, uma vez que em 24 de abril de 2002, foi assinada a Lei 10.436, passando a reconhecer a língua brasileira de sinais como meio oficial de comunicação e expressão. 

Para celebrar esse marco na inclusão do País, várias unidades de ensino da Serra prepararam uma programação super bacana para comemorar o dia em grande estilo.

A comunidade escolar, que inclui professores, estudantes e funcionários administrativos das escolas, teve um dia recheado de informações; brincadeiras com direito a prêmios; enfim, uma programação toda voltada para língua de sinais. 

Uma delas foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Feu Rosa, em Feu Rosa, que desenvolveu nos turnos matutino e vespertino atividades lúdicas dando visibilidade à linguagem e sua importância aos surdos.

A EMEF Feu Rosa é pioneira no Projeto Piloto “Libras na Escola”, com o intuito de difundir a Libras no dia a dia escolar, para que a inclusão seja feita para além, promovendo acessibilidade linguística, como um todo.

A gerente de Educação Especial, Karolini Pattuzzo enfatizou a importância desse processo dentro da unidade de ensino com o foco na inclusão dos estudantes surdos e suas famílias. 

"O projeto piloto Libras nas Escolas, traz uma nova proposta inclusiva que visa disseminar a Libras não só para o estudante surdo, mas também inclui toda a comunidade escolar. Dessa forma estamos realizando a inclusão como tem que ser feita, divulgando a Libras para todos e assim colaborando para a inclusão dentro e fora do ambiente escolar", explicou.