Escola se torna "fábrica de bons resultados" em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Neste ano, nove alunos da EMEF Novo Horizonte conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze

Escola se torna "fábrica de bons resultados" em Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Novo Horizonte se tornou uma "fábrica de bons resultados". Com muita dedicação e empenho, a unidade de ensino se destacou nas conquistas da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Neste ano, nove alunos conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. 

A competição contou com a participação de alunos de escolas públicas, privadas, urbanas e rurais de cidades de todo o Brasil. Ao todo, participaram desta 22ª edição 884.979 alunos distribuídos por 9.965 escolas de todo o país.

Segundo o secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, é muito bom ver uma escola se destacando em uma competição nacional. “Trabalhamos os alunos como protagonistas de suas histórias, incentivando o compromisso, a dedicação e a consciência do que se estuda e o porquê se estuda. Estamos felizes com o resultado da OBA, pois mostra que estamos no caminho certo”.

Segundo a diretora da Emef Novo Horizonte, Karina de Oliveira Lima, a escola já conquistou 76 medalhas nos últimos nove anos, sendo 45 de bronze, 20 de prata e 11 de ouro.

“Aqui na escola participamos da OBA todos os anos. Já faz parte do nosso plano de ação. Além disso, trabalhamos a temática em maquetes, documentários, vídeos e visitas ao planetário. Estamos muito felizes por estarmos trilhando uma linda história. Mesmo sendo uma escola de periferia alcançamos ótimos resultados", contou Karina.

Os alunos premiados foram Shara Narciso da Silva; Fábio Lucas Paxeco Lopes; Letícia dos Santos Oliveira; Pablo Gabriel da Silva Meneses; Ana Luísa Santos de Jesus; Maria Paula Oliveira; Emili Eduarda Brito de Oliveira; Thaísa Gomes dos Santos e Évelin de Souza de Oliveira.

Emoção 

Para a aluna Maria Paula Oliveira, que se declara apaixonada pelas disciplinas de Matemática, História e Geografia, a premiação foi uma surpresa. “Estou muito feliz. Agora que consegui essa medalha quero buscar outras”.  

A estudante Shara Narciso, que alcança sua segunda medalha consecutiva, não poupou sorrisos. “Essa é a terceira vez que participo da OBA. Na primeira vez que participei eu não atingi a nota necessária para medalha, mas não desisti. Ano passado eu consegui a de prata e esse ano, a medalha de ouro”.  

A emoção também tomou conta dos pais que acompanharam a cerimônia de premiação e entrega de certificados. “É muita emoção que estou sentido. Estou me contendo para não chorar. Ela é meu orgulho”, comentou Mônica Luísa Nunes Santos, mãe de Ana Luísa.

Segundo o paizão Fábio Lopes, o filho Fábio Lucas é seu orgulho. “Ele gosta de estudar e é responsável com as coisas dele. Sei que está no caminho certo. Ele é o meu maior orgulho”.

OBA

A OBA é organizada pela Agência Espacial Brasileira (AEB) em parceria com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

A prova da competição foi realizada no dia 17 de maio deste ano. A premiação aconteceu na última terça-feira (12).