Escola leva super-heróis para sala de aula

EMEF Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, promove aulas divertidas e lúdicas para alunos da Serra

Escola leva super-heróis para sala de aula


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Que tal entrar na sala e encontrar a Mulher-Elástica e o Hulk dando aula? Nas turmas de integralização da EMEF Profª Eulália Falquetto, em Vila Nova de Colares, os professores estão dando um show de criatividade, para ensinar de forma divertida.

O professor de inglês Kleiton Pereira começou a desenvolver em sala de aula o projeto "Somos todos super-heróis" no mês de agosto, ensinando o nome dos heróis dos quadrinhos e filmes na língua inglesa e reforçando os valores humanos que os super-heróis transmitem ou representam.

“Queria que as crianças aprendessem de forma lúdica e prazerosa a superar obstáculos,. Que aprendessem, também, sobre amizade, coragem, generosidade, gratidão, honestidade, solidariedade, verdade, justiça, humildade, responsabilidade, tolerância e perseverança. Além disso, ensinamos que os heróis dos quadrinhos não existem na vida real, porém todos os dias os pais, mães, tios e avós usam o poder do amor e do cuidado com cada um deles”, afirmou o professor.

Além da disciplina de inglês, o projeto também envolveu as aulas de arte e educação física. Cerca de 500 alunos dos 3º, 4º e 5º anos participaram das atividades temáticas, com música, desenhos, pesquisa sobre a temática, reprodução de quadrinhos e caracterização.

De acordo com a pedagoga Lucila Tenório as aulas de integralização estabelecem e fortalecem novas estratégias de pensar a educação de forma conjunta. “Estamos criando uma nova consciência de ensino. A reflexão coletiva contribui para a formação cada vez mais solidificada da educação. Estabelecendo, assim, um diálogo entre áreas de conhecimento com diversos atores e criando novos territórios", finalizou.