Escuta Cultural movimentou a Biblioteca de Valparaíso

O evento, realizado na biblioteca de Valparaíso, integrou o Departamento de Cultura e a classe artística do município

Escuta Cultural movimentou a Biblioteca de Valparaíso

Texto: Setur/PMS - Foto: Divulgação-Setur/PMS

​Na noite desta quinta-feira (25), a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, por meio do Departamento de Cultura, realizou uma Escuta Cultural, em busca de subsídio para elaboração dos planos de ações para os editais de cultura que ainda serão lançados em 2023.

O evento contou com a participação do Conselho Municipal de Cultura, de instituições culturais e artistas dos mais diversos segmentos do meio e aconteceu na Biblioteca e Centro Cultural Carlos Corrêa Loyola, em Valparaíso.

A medida, tal como a Consulta Pública sobre a Lei Paulo, aberta no site da Setur (http://www.serra.es.gov.br/pagina/consulta-publica-1684778252967) até 29 de maio, é um pré-requisito para o recebimento de parte dos recursos que serão destinados ao município. O montante, somando-se a todos os editais, poderá passar a marca de 9 milhões de reais, sendo o maior de todos os municípios capixabas.

Inovando no formato da escuta, e em face da urgência para a elaboração dos planos de ação, o Departamento de Cultura criou uma metodologia de registro de propostas e ideias inédita no município. Após uma divisão temática de seis eixos culturais, os temas e sugestões propostas foram todos registrados simultaneamente no sistema da Setur, durante o próprio evento, por meio de um formulário aberto no Google Forms.

A metodologia deu um caráter de “micro-conferência” ao evento, que agradou a grande maioria dos representantes da comunidade cultural da Serra. Nas palavras dos próprios artistas, a escuta teve um caráter inédito, além de dar uma abertura por parte do município há muito tempo esperada pela categoria. Os dados da escuta e da Consulta Pública da Lei Paulo Gustavo, serão agora analisados pela secretaria e pelo Conselho Municipal de Cultura.

Segundo o Diretor do Departamento de Cultura da Serra, Fábio Luiz Miranda Boa Morte, a reunião marcou o início de um novo momento para a cultura na Serra.  “O modelo simples, mas altamente transparente e democrático que usamos, na busca sincera de escuta e cooperação com a comunidade cultural, marca um momento novo, belo, e tão importante cenário que entra em uma Nova Era da Cultura no município. Foram anos de esquecimento e estagnação, que não deverão se repetir, haja vista nossos esforços, a visão, e o reconhecimento da classe cultural, por parte do Secretário de Cultura Philipe Lemos, e do prefeito Sérgio Vidigal. Que venha agora nossa Conferência Municipal, acordada com a comunidade artística para 01 de julho de 2023”, afirma.

Para quem não foi, ainda há oportunidade de contribuir

Sob comum acordo da Setur e dos participantes da Escuta, o formulário utilizado no evento para registro das propostas e sugestões, continuarão abertos até a manhã de segunda-feira, dia 29 de maio.

Para acessar e contribuir, clique no link abaixo: