Estamos de olho! Ação de fiscalização apreende produtos cosméticos

Após receber denúncias, as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Serra e do Procon municipal realizaram, na quarta (8), uma ação conjunta

Estamos de olho! Ação de fiscalização apreende produtos cosméticos

Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Para que a população não pague um preço muito alto, quando o assunto é saúde, as equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Serra e do Procon municipal realizaram, na quarta (08), uma ação conjunta em atendimento à denúncia de comercialização de artigos para unhas de gel sem procedência e registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As lojas de cosméticos estão localizadas em Parque Residencial Laranjeiras, Bairro de Fátima e Nova Almeida. Apesar da apreensão de produtos e da aplicação de multa, as lojas não foram fechadas. O valor da multa vai de R$ 1 mil a R$ 15 mil, dependendo dos agravantes que foram observados.

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária da Serra, Marcos Tosta, há indícios de que os produtos comercializados são importados da China colocando em risco a saúde dos consumidores.

“Nos rótulos dos produtos não há nenhuma menção ao fabricante ou ao profissional responsável pela formulação. Só consta o nome fantasia das marcas, o tipo e o peso do produto. A população tem que saber que produtos como esses têm alta capacidade de gerar reações adversas, queimaduras e alergias, por ser tratar de produtos químicos”, explicou Marcos Tosta.

Ainda de acordo com Tosta, produtos como esses trazidos da China escapam dos controles alfandegário e sanitário e são revendidos livremente sem a nota fiscal.

Todos nós podemos ser vigilantes. Em caso de denúncia:

- Disque-Silêncio

Telefone: 99951-2321 (terça-feira até às 0 horas. De sexta-feira a domingo até 01 hora).

- Fiscalização de Posturas

Telefone: 99517-9126 (quinta e sexta-feira, das 20 às 2 horas. Sábado e domingo, das 16 às 2 horas). E-mail:  ouvidoria@serra.serra.es.gov.br