Estátua de Chico Prego começa a ser restaurada no centro da Serra

A primeira etapa da reestruturação do monumento consiste na remoção da estátua do chão para fixação em pedra nativa

Estátua de Chico Prego começa a ser restaurada no centro da Serra


Texto: Leonardo Quarto - Foto: Edson Reis/Secom-PMS

A reestruturação da estátua do guerreiro Chico Prego, localizada na praça Almirante Tamandaré, em Serra Sede, começou a ser realizada neste sábado (1°). O projeto, contemplado pela Lei Aldir Blanc, é realizado pelo artista plástico Tute, também autor do monumento. 

A primeira etapa da reestruturação do monumento consiste na remoção da estátua do chão para fixação em pedra nativa. Já para a próxima semana, a previsão é iniciar a restauração.

Segundo o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro, a ação do restauro da estátua do herói serrano Chico Prego é importantíssima para a preservação da história de luta por liberdade do povo brasileiro.

A presidente do Conselho de Cultura da Serra, Fernanda Vieira explica que a estátua estava presa ao chão e correndo risco, uma vez que na estrutura havia acúmulo de água.

“O projeto inicial previa a fixação dela em pedra nativa. É o que estamos fazendo neste momento. Além de segurança, ganhamos em imponência”, disse.

Para Fernanda, restaurar a estátua é preservar a memória da Serra. “Mantemos assim viva a memória e o patrimônio que é muito representativo para a cidade. Uma estátua totalmente restaurada certamente vai fomentar o nosso turismo”, declarou.

Tute, artista responsável pelo restauro da estátua, se disse muito feliz em poder participar do projeto. “Principalmente porque vamos conseguir colocar ela na pedra, como constava na origem. Dentro de 15 dias esperamos concluir. A estátua estava precisando desse restauro em virtude da ação do tempo. O projeto é muito importante”, destacou.

Conheça a Serra:

O patrimônio histórico e cultural da Serra é riquíssimo. Além do folclore típico e da Igreja e Residência Reis Magos, encontra-se ainda a Capela de São João Batista, que integra o projeto do Parque Arqueológico de Carapina. Ela foi construída em 1584 e tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984.

Outro sítio histórico e cultural do município é o de Queimado, que foi palco de uma insurreição de escravos liderada pelos heróis Chico Prego, João da Viúva e Elisiário, em 19 de março de 1849. Composto pelas Ruínas da Igreja de São José e pelos resquícios arqueológicos do povoado, foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1993.

No Centro da Serra, construída em 1769, está a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Nos seus jardins é fincado o Mastro, símbolo máximo da festa do Ciclo Folclórico e Religioso de São Benedito, realizada há mais de 160 anos, no dia 26 de dezembro. Bem próximo, está o Museu-residência Histórico da Serra e o espaço multicultural Casa do Congo Mestre Antônio Rosa, que expõem objetos relacionados à história e à identidade local.