Serra ganha espaço para treinar novos atletas

Estação Cidadania - Esporte já está pronta em Vila Nova de Colares

Serra ganha espaço para treinar novos atletas


Texto: Gabrielle Tallon - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Já está pronta para ser entregue à população a Estação Cidadania-Esporte, em Vila Nova de Colares, que vai permitir a formação e o treinamento para atletas de alta performance.

As obras já foram concluídas e o espaço será aberto assim que as autoridades de saúde permitirem a realização de eventos e ações que promovam aglomerações sem riscos para a saúde.

Alta performance

Fomentar o esporte e treinar atletas de alto rendimento para as Olimpíadas, Paralimpíadas e outras competições mundiais. Este é o objetivo da Estação Cidadania-Esporte, em Vila Nova de Colares, que integra, num só espaço físico, atividades esportivas de alto rendimento, estimulando a formação de atletas e paratletas entre crianças e adolescentes.

"Aliamos infraestrutura com prática esportiva em modalidades olímpicas, por isso é importante investir em infraestrutura para garantir boas condições de treinamento para as futuras gerações do esporte brasileiro”, destacou o prefeito Audifax Barcelos ao falar da importância de espaços de treinamento de alta perfomance.

“Este será um dos centros de excelência em esportes no Brasil, que vai colocar a Serra no contexto nacional do esporte. No local, atletas vão poder se preparar para grandes competições. A Serra, passo a passo, caminha para se tornar uma potência no esporte”, afirma o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Alessandre Motta.

O novo complexo foi construído em uma área de cerca de 15 mil metros quadrados e conta com ginásio poliesportivo coberto com arquibancada para 122 lugares, área de apoio, estruturas de atletismo e estacionamento com 90 vagas. Os investimentos na obra somam cerca de R$ 5,3 milhões.

“A obra atende a uma demanda antiga dos moradores para oferta de esportes diversificados", afirmou o secretário de Obras da Serra, Zacarias Carraretto.

Estrutura

A Estação Cidadania-Esporte tem uma estrutura para oferecer atividades em quadras poliesportiva externa e interna, e atletismo, contemplando pista de 100 metros, salto triplo e arremesso de peso.

O ginásio foi formatado para abrigar diferentes modalidades esportivas. As possibilidades são: quadra poliesportiva (handebol, basquete, vôlei e futsal); boxe; levantamento de peso; lutas, como judô e taekwondo; tênis de mesa; badminton; ginástica rítmica; ginástica artística; esgrima; vôlei sentado e golbol.

No setor de apoio, o centro tem vestiários para atletas (masculinos, femininos e acessíveis), sala de primeiros socorros, administração, sala de professores e técnicos, copa e depósito no pavimento térreo. No andar superior está a academia e sala para plataforma elevatória.