Família Presente: conheça o calendário da ação para evitar a suspensão do Auxílio Brasil

O Família Presente tem o objetivo de fazer o acompanhamento das famílias e atualização das informações que garantem a continuidade do benefício

Texto: Karoliny Siqueira - Foto: Divulgação/Secom-PMS

Você que foi notificado sobre o não cumprimento das condicionalidades do Programa Auxílio Brasil, fique atento calendário! A Secretaria de Assistência Social da Serra organizou um calendário das ações do Família Presente com o objetivo de fazer o acompanhamento das famílias e atualização das informações que garantem a continuidade do benefício.

A ação é conduzida pela Assistência Social, Saúde e Educação e a próxima vai acontecer no dia 03, no CRAS Jardim Carapina, para os referenciados neste território, das 8h às 16h, oferecendo os serviços de atualização do CadÚnico; acompanhamento do estado nutricional (pesagem/medida), vacinação e localização da situação escolar.

“O cumprimento das condicionalidades objetiva o acesso das famílias às políticas da assistência social, educação e saúde, promovendo a melhoria da condição de vida da população beneficiária. Por isso, idealizamos o programa Família Presente para evitar o bloqueio do benefício e para que essas famílias não sejam prejudicadas. Assim, garantimos a inclusão social e potencializamos também a melhoria da qualidade de vida”, afirmou a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.

Conheça o calendário:

03/06 - CRAS Jardim Carapina

24/06 - CRAS Serra Dourada

01/07 - CRAS Novo Horizonte

12/08 - CRAS Serra Sede

26/08 - CRAS Jardim Tropical

17/09 - Unidade Básica Saúde Jacaraípe

30/09 - Unidade Básica Saúde Nova Almeida

14/10 - Unidade Regional de Feu Rosa

21/10 - CRAS Planalto Serrano

As famílias que descumprirem os compromissos assumidos com o Programa Auxílio Brasil podem sofrer efeitos gradativos, que vão desde advertência, bloqueio, suspensão até o cancelamento do benefício.

Não esqueça da documentação necessária!

Assistência Social e Educação

1. Carteira de trabalho de todos (18 a 65 anos);

2. Carteira de trabalho de adolescente menor aprendiz ou estagiário;

3. Contracheque atual ou do mês anterior de todas as rendas da família (inclusive estágio);

4. Certidão de nascimento (original ou cópia autenticada), para os menores de 16 anos;

5. Identidade, CPF, título de eleitor de todos os moradores do domicílio (original ou cópia autenticada);

6. Declaração escolar original validade 30 dias (menores de 18 anos);

7. Comprovante de residência, mês atual ou anterior (original);

8. Declaração de residência, deverá ser assinada pela mesma pessoa que consta no comprovante de residência, com CPF / RG ou pelo líder comunitário com carimbo da associação de moradores (validade 30 dias);

9. Certidão de casamento (original ou cópia autenticada) - certidão de óbito (cópia simples);

10. Extrato de INSS - pensão /BPC/ LOAS - validade de 30 dias;

11. Documento de guarda de menores que não estão residindo com os pais;

12. Cartão de vacina;

13. Cartão do SUS ou CPF;

14. Cartão do Pré-natal (caso gestante).